O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quarta (18) uma portaria que revoga uma norma do governo Jair Bolsonaro que ampliava os poderes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A nova norma determina que “a PRF não poderá exercer funções próprias das polícias judiciárias nem proceder à apuração de infrações penais, cuja competência é exclusiva das polícias federal e civil”.
Segundo a decisão de Lewandowski, a PRF não pode cumprir com funções consideradas exclusivas de polícias judiciárias, e só poderá atuar em operações com outros órgãos caso haja autorização do diretor-geral, e somente caso as operações não causem “prejuízo às atividades regulares” de patrulhamento nas estradas.
A mudança visa adequar a PRF à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que é considerada uma das principais iniciativas da gestão de Lewandowski e que prevê a criação de uma nova polícia ostensiva federal a partir da PRF.
De acordo com o g1, Lewandowski informou ao diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira, sobre a revogação da portaria do governo Bolsonaro.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa, determina STF

Eleitores têm 90 dias para regularização do título eleitoral

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Encontro estadual da UCV deve reunir vereadores em Campo Grande

Gerson cria condições para disputar cadeira no Senado

Lula volta a defender mandato para ministros do STF

Troca de líderes marca retomada dos trabalhos na Câmara da Capital

Zé Teixeira apresenta pedidos por melhorias no campo e energia no interior

Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes

Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski (Foto: Reproduçaõ/UOL)



