O presidente se posicionou, na sexta-feira (8), a favor da cassação dos mandatos de deputados que impediram o funcionamento do Congresso. Em um discurso no Acre, Lula criticou a atitude de parlamentares que tentaram bloquear os trabalhos, chamando-os de "verdadeiros traidores da pátria".
Ele ainda se dirigiu ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC), pedindo que ele não endossasse o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Lula, os parlamentares que bloqueiam o Congresso deveriam ser os alvos de um impeachment.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também se manifestou sobre o episódio, afirmando que a ocupação dos plenários da Câmara e do Senado foi "inadmissível". Alckmin ressaltou que o Parlamento é a casa de todos, e que a democracia exige que as Casas funcionem, independentemente das discordâncias com as decisões tomadas, especialmente as do Judiciário.
Processos disciplinares contra parlamentares do PL, PP e Novo
A Câmara dos Deputados segue com a análise de processos contra 14 parlamentares dos partidos PL, PP e Novo, investigados por bloquearem os trabalhos do Congresso em uma manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O corregedor da Câmara, Diego Coronel (PSD-BA), afirmou que até quarta-feira (13), apresentará pareceres sobre os processos disciplinares.
Segundo Coronel, a análise será submetida à Mesa Diretora, que poderá recomendar a suspensão imediata dos parlamentares envolvidos. Caso a suspensão seja acatada, o Conselho de Ética terá até três dias úteis para avaliar a decisão. Coronel também adiantou que planeja se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir a aplicação de um rito sumário para suspender os parlamentares antes do julgamento no Conselho de Ética.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


Presidente Lula na 3ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Ricardo Stuckert / PR)




