O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta segunda-feira (5), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para assumir a pasta.
A mudança foi confirmada pelo Palácio do Planalto e faz parte de uma nova rodada de alterações na composição ministerial do governo federal.
A saída de Cida Gonçalves já era considerada iminente nos bastidores de Brasília há alguns meses. Em fevereiro, a então ministra admitiu à Comissão de Ética da Presidência da República que frequentemente interrompia compromissos oficiais para atender a primeira-dama, Janja da Silva.
Na mesma ocasião, declarou que ignorava contatos de dois ministros: Alexandre Padilha (Relações Institucionais, à época) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Cida também foi alvo de um processo na Comissão de Ética, posteriormente arquivado, por suspeita de assédio moral. A apuração interna apontava que a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora em troca de silêncio sobre uma denúncia de racismo, supostamente para que a funcionária se candidatasse nas eleições de 2026.
A mudança no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio a um processo mais amplo de reorganização do governo.
Desde o início de 2025, Lula já promoveu trocas nas pastas da Saúde, da Comunicação Social e das Relações Institucionais. Na semana passada, houve também alteração no Ministério da Previdência Social, após denúncias de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Márcia Lopes, que assume o Ministério das Mulheres, tem trajetória ligada às pautas sociais e já ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato do próprio Lula, entre 2010 e 2011.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF

Capital recebe dois tratores do Governo Federal

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro

Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia

Simone Tebet tem convite para o Senado pelo PT de São Paulo

Bolsonaro coloca tornozeleira eletrônica e afirma ser vítima de "suprema humilhação"

STF publica decisão que obriga Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica; leia
