Menu
Menu
Busca domingo, 20 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Política

Lula demite Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes como ministra das Mulheres

Márcia já foi ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato de Lula, entre 2010 e 2011

05 maio 2025 - 14h05Carla Andréa, com CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta segunda-feira (5), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para assumir a pasta.

A mudança foi confirmada pelo Palácio do Planalto e faz parte de uma nova rodada de alterações na composição ministerial do governo federal.

A saída de Cida Gonçalves já era considerada iminente nos bastidores de Brasília há alguns meses. Em fevereiro, a então ministra admitiu à Comissão de Ética da Presidência da República que frequentemente interrompia compromissos oficiais para atender a primeira-dama, Janja da Silva.

Na mesma ocasião, declarou que ignorava contatos de dois ministros: Alexandre Padilha (Relações Institucionais, à época) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).

Cida também foi alvo de um processo na Comissão de Ética, posteriormente arquivado, por suspeita de assédio moral. A apuração interna apontava que a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora em troca de silêncio sobre uma denúncia de racismo, supostamente para que a funcionária se candidatasse nas eleições de 2026.

A mudança no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio a um processo mais amplo de reorganização do governo.

Desde o início de 2025, Lula já promoveu trocas nas pastas da Saúde, da Comunicação Social e das Relações Institucionais. Na semana passada, houve também alteração no Ministério da Previdência Social, após denúncias de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Márcia Lopes, que assume o Ministério das Mulheres, tem trajetória ligada às pautas sociais e já ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato do próprio Lula, entre 2010 e 2011.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Essa foi a primeira movimentação de Moraes após sanção dos EUA
Política
Eduardo aumenta ilícitos após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes
Lula fez pronunciamento e falou sobre vários assuntos
Política
Lula condena sanções dos EUA a Moraes e aliados do STF
Capital recebe dois tratores do Governo Federal
Política
Capital recebe dois tratores do Governo Federal
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
Política
EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"
STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro
Justiça
STF forma maioria para manter tornozeleira de Bolsonaro
Cármen Lúcia
Justiça
Senadores protocolam pedido de impeachment contra Cármen Lúcia
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet
Política
Simone Tebet tem convite para o Senado pelo PT de São Paulo
Bolsonaro dá entrevista após colocar tornozeleira
Justiça
Bolsonaro coloca tornozeleira eletrônica e afirma ser vítima de "suprema humilhação"
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Justiça
STF publica decisão que obriga Bolsonaro a usar tornozeleira eletrônica; leia
Deputado estadual, Gerson Claro (PP)
Política
Gerson Claro integrará comitiva por investimentos em Missão à Ásia

Mais Lidas

Influenciadora engravida do enteado ao gravar porno
Brasil
Influenciadora engravida do enteado ao gravar porno
Bolsonaro dá entrevista após colocar tornozeleira
Justiça
Bolsonaro coloca tornozeleira eletrônica e afirma ser vítima de "suprema humilhação"
Imagem ilustrativa
Polícia
Jovem que foi dilacerado por pitbulls sai do coma em Campo Grande: 'Acordou com fome'
Imagem ilustrativa
Justiça
Justiça multa tutor de pitbull que deixou animal solto e gerou perigo em Campo Grande