O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta segunda-feira (5), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para assumir a pasta.
A mudança foi confirmada pelo Palácio do Planalto e faz parte de uma nova rodada de alterações na composição ministerial do governo federal.
A saída de Cida Gonçalves já era considerada iminente nos bastidores de Brasília há alguns meses. Em fevereiro, a então ministra admitiu à Comissão de Ética da Presidência da República que frequentemente interrompia compromissos oficiais para atender a primeira-dama, Janja da Silva.
Na mesma ocasião, declarou que ignorava contatos de dois ministros: Alexandre Padilha (Relações Institucionais, à época) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Cida também foi alvo de um processo na Comissão de Ética, posteriormente arquivado, por suspeita de assédio moral. A apuração interna apontava que a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora em troca de silêncio sobre uma denúncia de racismo, supostamente para que a funcionária se candidatasse nas eleições de 2026.
A mudança no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio a um processo mais amplo de reorganização do governo.
Desde o início de 2025, Lula já promoveu trocas nas pastas da Saúde, da Comunicação Social e das Relações Institucionais. Na semana passada, houve também alteração no Ministério da Previdência Social, após denúncias de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Márcia Lopes, que assume o Ministério das Mulheres, tem trajetória ligada às pautas sociais e já ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato do próprio Lula, entre 2010 e 2011.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Moraes pede aos Estados Unidos extradição de Ramagem

Cristiano Carvalho é nomeado novo diretor-presidente da Fundect

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Estudo aponta queda no debate político em grupos de WhatsApp

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara


Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, empossa Márcia Helena Carvalho Lopes como Ministra de Estado das Mulheres (Ricardo Stuckert / PR)



