O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta segunda-feira (5), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para assumir a pasta.
A mudança foi confirmada pelo Palácio do Planalto e faz parte de uma nova rodada de alterações na composição ministerial do governo federal.
A saída de Cida Gonçalves já era considerada iminente nos bastidores de Brasília há alguns meses. Em fevereiro, a então ministra admitiu à Comissão de Ética da Presidência da República que frequentemente interrompia compromissos oficiais para atender a primeira-dama, Janja da Silva.
Na mesma ocasião, declarou que ignorava contatos de dois ministros: Alexandre Padilha (Relações Institucionais, à época) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Cida também foi alvo de um processo na Comissão de Ética, posteriormente arquivado, por suspeita de assédio moral. A apuração interna apontava que a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora em troca de silêncio sobre uma denúncia de racismo, supostamente para que a funcionária se candidatasse nas eleições de 2026.
A mudança no comando do Ministério das Mulheres ocorre em meio a um processo mais amplo de reorganização do governo.
Desde o início de 2025, Lula já promoveu trocas nas pastas da Saúde, da Comunicação Social e das Relações Institucionais. Na semana passada, houve também alteração no Ministério da Previdência Social, após denúncias de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Márcia Lopes, que assume o Ministério das Mulheres, tem trajetória ligada às pautas sociais e já ocupou o cargo de ministra do Desenvolvimento Social no segundo mandato do próprio Lula, entre 2010 e 2011.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Dia Estadual do Líder Comunitário passa a ser comemorado em 5 de maio em MS

Lei estadual institui divulgação obrigatória do protocolo "Não é Não" no Estado

CCJ da Câmara aprova projeto de castração química

Arara-azul é oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul

Lula confirma intenção de disputar reeleição em 2026 e defende relação com Congresso

Rotatória da Euler com a Tamandaré ganhará semáforos

Bernal diz que pode ser candidato com "apoio do povo"
