O presidente da república Luís Inácio Lula da Silva nomeou a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Jaceguara Dantas da Silva, para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir do dia 1° de fevereiro de 2026.
Ela comemorou a publicação oficial da nomeação nas redes sociais. “Agora, formalmente, Conselheira do CNJ. Agradeço todo o apoio recebido. Seguirei com a pauta de Direitos Humanos que sempre norteou minha trajetória, em especial o combate ao racismo e à violência contra a mulher”, publicou ela com a foto mostrando o texto.
A vaga destinada a desembargadores de Tribunal de Justiça foi proposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e o ofício de indicação (OFS 11/2025) foi relatado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Durante a análise, a senadora destacou a “sólida e diversificada trajetória no Poder Judiciário” da indicada, ressaltando sua profunda compreensão das realidades jurídicas e sociais.
Antes de ser aprovada pelo Plenário, Jaceguara passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde sua indicação recebeu 53 votos favoráveis e seis contrários.
Jaceguara Dantas da Silva é formada em Direito, com mestrado e doutorado na área. Sua carreira começou no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em 1992, atuando como promotora.
Em 2015, foi promovida a procuradora de justiça, cargo que ocupou até 2022. Durante esse período, também foi diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público de MS e membro do Conselho Superior do Ministério Público. No mesmo ano, foi nomeada desembargadora do TJMS.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso por violência doméstica e ameaça bebê de 6 meses em Campo Grande

Votação sobre alta da taxa do lixo é adiada e audiência pública é marcada na Capital

Riedel diz que ano eleitoral traz desafios, mas garante foco em projetos para MS

Derrubada de veto sobre aumento do IPTU pode parar na Justiça, diz Papy

Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias

Soraya reforça atuação transversal com apoio governista, mas descarta ida ao PT

Reinaldo Azambuja vai à Brasília para discutir chapas do PL nesta quarta-feira

Lula assina e envia acordo comercial Mercosul-UE ao Congresso

Simone diz que poderá deixar cargo de ministra antes do prazo legal 'se o presidente solicitar'

Jaceguara Dantas da Silva (Reprodução)



