O Instituto de Pesquisa DataSenado divulgou, nesta segunda-feira (19), a 21ª edição do Panorama Político, onde 81% dos entrevistados afirmaram que a disseminação de fake news pode afetar “muito” o resultado das eleições.
O percentual é o mesmo que o de cidadãos que concordam que as redes sociais devem ser responsáveis por impedirem a divulgação de notícias falsas. Dos que afirmaram usar alguma rede social, 72% afirmou que acessou, nos últimos seis meses, notícias que desconfiam ser falsas.
Questionados sobre motivação para a divulgação de notícias falsas, 31% dos entrevistados afirmaram que o motivo é a “vontade de mudar a opinião dos outros”, enquanto outros 30% acreditam que a disseminação acontece por falta de conhecimento que se trata de uma fake news.
A pesquisa ainda aponta que 50% da população que acessou uma notícia falsa considera ser difícil avaliar se a informação é verídica. Em contraste, 46% acham que é fácil, enquanto 4% dos entrevistados não souberam ou optaram por não responder à pergunta.
Para a pesquisa, foram entrevistados 21.808 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as unidades federativas do Brasil.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares







