Mais da metade dos deputados federais considera negativa a relação entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional.
É o que revela a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), que mostra um aumento na percepção negativa em comparação ao levantamento anterior, feito em maio.
Segundo os dados, 51% dos parlamentares avaliam negativamente a relação entre os Poderes, um crescimento em relação aos 43% registrados dois meses antes.
Outros 30% classificam a relação como regular, e apenas 18% a consideram positiva. Um total de 1% não soube ou preferiu não responder.
A pesquisa ouviu 203 deputados federais entre os dias 7 de maio e 30 de junho, por meio de entrevistas presenciais e on-line. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Percepção varia conforme o posicionamento político
A avaliação sobre a relação do Executivo com o Congresso varia de acordo com o alinhamento dos parlamentares ao governo. Entre os deputados da base governista, 42% enxergam a relação como positiva, enquanto 39% a classificam como regular e 19% como negativa.
Já entre os independentes, a percepção negativa saltou de 45% em maio para 65% na pesquisa atual. Apenas 4% desse grupo veem a relação como positiva, e 29% a consideram regular.
Na oposição, a insatisfação é ainda mais acentuada: 78% avaliam negativamente a relação com o governo Lula, ante 71% em maio. Nenhum deputado oposicionista considerou a relação positiva, enquanto 22% apontaram como regular.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)



