O ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Pereira, reafirmou o compromisso de obter a liberação dos recursos do Inmetro, que estão contingenciados – situação que atinge a Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) e delegado do Inmetro.
O compromisso foi reafirmado pelo ministro em encontro realizado no dia 17 de agosto, em Brasília, com todos os 26 órgãos delegados do Inmetro. O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, também participou da audiência.
Segundo o ministro, o contingenciamento atual, além de prejudicar a rede estadual de fiscalização, não contribui para o ajuste fiscal. “Pelo contrário, o resultado sobre as contas públicas é exatamente o inverso, dado que o contingenciamento dessas despesas gera um impacto negativo sobre as arrecadações”, assinalou Marcos Pereira. Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer.
A diretora-presidente em exercício da AEM-MS, Laura Castro Carriello Rosa, esteve em Brasília nos dias 16 e 17 de agosto, participou de reunião com os dirigentes dos órgãos delegados e o presidente do Inmetro para formular o pleito e também do encontro com o ministro. Segundo ela, os problemas orçamentários do Inmetro têm impactado a todos os órgãos delegados. “Além da preocupação com a instabilidade do repasse feito ao Inmetro, a falta de investimentos é um problema que está impactando a qualidade do trabalho e foi citado por todos os órgãos”, afirma Laura.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck – que também preside o Conselho de Administração da AEM-MS, “estamos fazendo gestão junto ao ministério e aos parlamentares da bancada de MS no Congresso desde o ano passado visando retorno à normalidade dos serviços da AEM-MS. Precisamos do cumprimento das regras de longo prazo e garantir o que já estava previsto no convênio. O ministro e o presidente têm se mostrado sensíveis a essa demanda, que é nacional. Os serviços da AEM-MS que são prestados à sociedade são de extrema importância e a garantia desses recursos é fundamental”, finalizou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025







