O Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso do Sul (MPMS) apresentou à Justiça 13 representações relacionadas ao derramamento de santinhos em locais de votação em Campo Grande durante o primeiro turno das eleições de 2024. Essa prática é proibida pela legislação eleitoral e pode resultar em multas para os candidatos envolvidos.
Em uma das decisões, datada de 20 de outubro, a 44ª Zona Eleitoral multou um candidato a vereador em R$ 6 mil. O caso envolveu a distribuição de material publicitário nas proximidades da Escola Aracy Eudociak, no Bairro Tiradentes, em 6 de outubro. A decisão foi fundamentada nos parágrafos 7º e 8º da resolução 23.610 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que trata de propaganda eleitoral.
A Promotoria Eleitoral, representada pelo Promotor Nicolau Bacarji Junior, afirmou que a prática, além de ilegal, desrespeita os eleitores e a comunidade local, gerando poluição e obstruindo galerias de águas pluviais. Fotografias anexadas à representação comprovaram a quantidade significativa de santinhos jogados no local.
A legislação eleitoral prevê que o derramamento de material publicitário em áreas de votação ou próximas a elas constitui propaganda irregular, sendo passível de multa, sem necessidade de notificação prévia ao candidato. A responsabilidade é estabelecida com base nas circunstâncias que indicam o conhecimento do candidato sobre a prática.
No segundo turno, que ocorrerá no próximo domingo, 27 de outubro, o Ministério Público estará em plantão para receber denúncias de irregularidades eleitorais, que poderão ser feitas diretamente à Ouvidoria do MPMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Divulgação - (MPMS)




