O Ministério Público Eleitoral entrou com uma ação para cassar os mandatos do prefeito eleito de Nova Andradina, Leandro Ferreira Luiz Fedossi, conhecido como "Dr. Leandro" (PSDB), e do vice-prefeito eleito, Arion Aislan de Dousa (PL). Ambos são acusados de cometer irregularidades graves durante a campanha eleitoral de 2024.
De acordo com o Ministério Público, a chapa utilizou veículos de comunicação e redes sociais para beneficiar suas candidaturas e prejudicar adversários. As investigações apontam que foram divulgadas fake news (notícias falsas) para atacar outros candidatos e promover a imagem dos investigados, o que, segundo o MP, comprometeu a transparência do processo eleitoral.
A ação é resultado da Operação Fake Fire, que apura o uso de desinformação, violência política de gênero e outros crimes eleitorais na região. Além da cassação, o MP também pede que Leandro e Arion fiquem inelegíveis por 8 anos.
A Justiça Eleitoral de Nova Andradina, responsável por analisar o caso, ainda não deu um parecer final. A decisão pode impedir que os eleitos tomem posse, prevista para o início de 2025.
O Ministério Público ressaltou que o uso de desinformação durante campanhas eleitorais viola a legislação e prejudica a igualdade de oportunidades entre os candidatos. A ação também inclui pedidos de punição para os responsáveis pelos veículos de comunicação envolvidos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa, determina STF

Eleitores têm 90 dias para regularização do título eleitoral

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Encontro estadual da UCV deve reunir vereadores em Campo Grande

Gerson cria condições para disputar cadeira no Senado

Lula volta a defender mandato para ministros do STF

Troca de líderes marca retomada dos trabalhos na Câmara da Capital

Zé Teixeira apresenta pedidos por melhorias no campo e energia no interior

Ministério Público reconhece compra de votos, mas não vê provas para cassar Adriane Lopes

Urna eletrônica (Foto: Reprodução)



