O MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) recebeu pelo menos 36 denúncias de assédio eleitoral por parte de empresas do estado que coagiram seus trabalhadores durante o período das eleições, que culminou de 2 a 30 de outubro.
Deste número, o órgão público apontou que 13 se transformaram em inquéritos civis públicos e em seis oportunidades foram feitas TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) com o objetivo de sanar as irregularidades trabalhistas.
Segundo a instituição, a primeira denúncia aconteceu no dia 10 de outubro, logo após o primeiro turno das eleições.
O MPT-MS esteve de plantão neste domingo de eleição para atender os trabalhadores. Duas empresas, de Nova Alvorada do Sul e Ribas do Rio Pardo, que empregam indígenas de Caarapó, Aquidauana e Miranda, precisaram providenciar transporte gratuito de ida e volta para que os trabalhadores pudessem exercer seu direito de voto.
O órgão ainda recebeu denúncia contra uma empresa de Três Lagoas que estaria impedida de dispensar trabalhadores durante a votação. Após atuação da instituição, estabeleceu-se um rodízio e o todos tiveram a oportunidade de votar.
Conforme o MPT-MS, as denúncias mais frequentes dão conta de ameaças de demissões em massa caso o/s candidato/s dos empregadores não saiam vencedores do pleito, e promessa de bonificações financeiras condicionadas à vitória.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025







