Mato Grosso do Sul está entre os três estados brasileiros com melhores ambientes de negócios para crescimento e prosperidade, atrás apenas dos estados de São Paulo e Espírito Santo, conforme o Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) de 2023, publicado no fim de novembro.
Com nota 5,40 em uma variação de 0 (menos liberdade) a 10 (mais liberdade), Mato Grosso do Sul ficou consideravelmente acima da média nacional, que marca 4,38 pontos. Ainda conforme o índice, o território sul-mato-grossense está entre os que mais avançaram em relação a 2021, junto ao alagoano, mato-grossense e acriano.
No levantamento, o estado também é destaque em “Regulamentação e liberdade nos mercados estaduais de trabalho”, ocupando o topo do ranking com uma pontuação de 9,40. Neste quesito foi avalia o mercado de trabalho por meio de leis sobre salário mínimo, emprego do setor público das três esferas na jurisdição e densidade sindical.
Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual
O IMLEE é um indicador que avalia as condições de empreendedorismo nos estados brasileiros e o grau de interferência estatal sob os indivíduos. Segundo o estudo, as unidades federativas com maior nível de liberdade econômica possuem maior PIB per-capita e menor informalidade no mercado de trabalho. O índice é calculado a partir da média de três dimensões: o gasto dos governos subnacionais, a tributação nas unidades federativas e a regulamentação e liberdade nos mercados estaduais de trabalho.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial

Pesquisa aponta favoritos na corrida pelo Senado; veja levantamento

Pesquisa mostra liderança de Riedel na disputa pelo governo de MS

Nelsinho Trad alerta para crise comercial com os EUA e convoca reunião emergencial no Senado

Câmara realiza reunião para alinhar estratégias sobre Corredor Bioceânico em Campo Grande

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro é protocolado no STF

Justiça Eleitoral determina que candidato a vereador em Paranaíba devolva R$ 10 mil

Promotor pede punição de ex-secretário por esquema em contratos com SELETA e OMEP
