Mato Grosso do Sul alcançou o 1º lugar no Brasil no indicador de investimento público, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado recentemente.
O índice, que compõe o pilar de Solidez Fiscal, avaliou a capacidade dos estados em manter o equilíbrio nas contas públicas — como o controle de gastos com pessoal — e, com isso, investir de forma eficiente para impulsionar o crescimento econômico e a produtividade regional.
A conquista foi celebrada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Gerson Claro (PP), que destacou o papel do Legislativo na consolidação desse resultado.
“Esse feito não é por acaso. Graças também ao trabalho feito pela ALEMS, o Poder Executivo alcança esse equilíbrio fiscal, a estabilidade política e o compromisso com o presente e o futuro da população. Investir com responsabilidade significa cuidar das contas públicas sem abrir mão do desenvolvimento”, afirmou.
Gerson ressaltou ainda a importância da harmonia entre os poderes para alcançar bons resultados: “Queremos cumprimentar o Executivo, ao mesmo tempo em que reconhecemos o papel da Assembleia Legislativa. São investimentos que passam por aqui para aprovação. Quando aprovamos um orçamento ou um financiamento, fazemos isso com responsabilidade e foco no bem-estar coletivo. É esse o MS que estamos construindo: forte, equilibrado e com qualidade de vida para todos.”
Indicador avaliou todos os estados brasileiros
O ranking levou em consideração as 27 unidades da federação e analisou, além da solidez fiscal, critérios relacionados a ESG (ambiental, social e governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
O objetivo é oferecer uma visão abrangente sobre a competitividade dos estados brasileiros. Na classificação geral do indicador de investimento público, Mato Grosso do Sul aparece entre os 10 primeiros, ocupando o 9º lugar.
No entanto, quando considerado o recorte específico de solidez fiscal no investimento público, o estado lidera nacionalmente.
Ranking dos 10 primeiros estados no indicador de investimento público:
São Paulo
Santa Catarina
Paraná
Distrito Federal
Rio Grande do Sul
Espírito Santo
Minas Gerais
Goiás
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Escreva a legenda aqui
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025







