Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Política

MS recebe programa "Justiça Presente"; entenda

O programa visa melhorar o sistema penal no estado; confira as etapas e segmentos abordados

30 abril 2019 - 11h16Priscilla Porangaba, com informações da assessoria    atualizado em 30/04/2019 às 11h29

Mato Grosso do Sul receberá melhorias no sistema penal através do programa "Justiça Presente", uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O programa está dividido em quatro segmentos para que a assimilação das atividades não seja complexa. Os eixos abordados são os sistemas eletrônicos, propostas e alternativas ao superencarceramento, as políticas de cidadanias o sistema socioeducativo.

Para implantação, o programa será aplicado em três fases:

Na primeira fase, serão priorizadas a informatização dos processos de execução penal por meio do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), a identificação biométrica, a emissão de documentos para pessoas privadas de liberdade, a atenção às pessoas egressas, as iniciativas para inserção no mercado de trabalho e o fortalecimento das audiências de custódia, das polílicas de alternativas penais e da monitoração eletrônica.

A segunda fase ativará mutirões carcerários em processos informatizados, centrais de vagas para aperfeiçoar o controle da legalidade das penas e medidas, práticas restaurativas e a melhoria e aperfeiçoamento dos serviços e dos mecanismos de controle das políticas oferecidas às pessoas presas.

E não menos importante, a terceira fase investirá em ações de atenção ao sistema socioeducativo.

As fases acontecerão em março, junho e julho e se prolongarão até o encerramento do programa, previsto para julho de 2021.

A apresentação do programa aconteceu em solenidade no Salão Pantanal do Tribunal de Justiça de MS, nessa segunda-feira (29), onde Paschoal Carmello Leandro, recebeu o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, Carlos Vieira Von Adamek, e o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Luís Geraldo Santana Lanfredi.

Superlotação no encarceramento estadual

Segundo informações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no começo do ano, em janeiro, havia 18.027 presos no Mato Grosso do Sul, distribuídos em 43 unidades prisionais para 9.068 vagas. De acordo com os dados, o estado comporta em suas unidades, quase o dobro da capacidade.

Exemplificando uma taxa de aprisionamento de 648.68 pessoas privadas de liberdade para cada 100.000 habitantes. Atualmente, o estado está em segundo lugar com o maior número de aprisionados após resultado do indicador publicado no Infopen em 2017.

Ainda de acordo com o Infopen de 2017, o estado apresenta 20 óbitos para cada 10.000 presos em junho de 2016. Sendo 12,7% por questões naturais e 2,8% por causas criminais.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto que Flavio publicou durante anuncio
Política
Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026
Deputado estadual, Beto Pereira
Política
PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Entre os principais pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões
Política
LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
Renan Contar, Tereza Cristina, Rodolfo Nogueira, Marcos Pollon, Luiz Ovando
Política
Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Política
ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Política
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica