A Justiça Eleitoral de Campo Grande, atendendo a um pedido do PSDC (Partido Social Democrata Cristão), diretório de Campo Grande, determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa 100% Cidades Participações Ltda. A decisão liminar foi emitida pelo juiz Francisco Vieira de Andrade Neto, da 8ª Zona Eleitoral.
O PSDC alegou que a pesquisa eleitoral, registrada sob o número MS-01946/2024, violava o artigo 2º da Resolução TSE n. 23.600/19. Os pontos de contestação incluíam: (1) a falta de indicação da origem dos recursos utilizados na pesquisa; (2) a ausência de informações sobre o banco de dados empregado na pesquisa telefônica; e (3) a utilização de metodologia e plano amostral baseados no Censo de 2010.
Ao avaliar o caso, o juiz entendeu que havia “indícios veementes da verossimilhança dos fatos alegados”. Ele destacou que a empresa requerida não cumpriu o disposto no artigo 2º, inciso IV e §11º, da Resolução TSE n. 23.600/2019, por não indicar o banco de dados utilizado na pesquisa telefônica e por não informar a origem dos recursos despendidos. Diante disso, o magistrado deferiu parcialmente o pedido de antecipação de tutela, determinando a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral mencionada.
Além disso, foi estipulada uma multa coercitiva de R$ 2.000,00 por dia, limitada a 30 dias, caso a determinação fosse descumprida. O juiz também encaminhou o processo ao Ministério Público, que deve apresentar seu parecer em até um dia, conforme o artigo 19 da Resolução TSE n. 23.608/2019.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Proposta cria o Dia Estadual da Mulher Instrumentista

Gerson Claro é convidado para a abertura do "Jubileu das Autoridades"

Governo propõe doação de terreno para moradias na Comunidade Tia Eva

Em Nova Iorque, Riedel participa de evento de bioenergia para atrair investimentos

Lula irá ao velório de Pepe Mujica no Uruguai

Sefaz poderá ser responsável pela isenção de ICMS aos templos religiosos

Lula diz que pedirá a Putin que sente à mesa com Zelensky

Deputado pede esclarecimentos sobre o concurso da Polícia Civil de MS

Agricultores familiares inadimplentes têm até 30 de maio para renegociar dívidas
