O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) divulgou nas redes sociais um “placar atualizado” sobre o posicionamento dos senadores em relação ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Segundo os dados coletados do site votossenadores.com.br, criado em 2024 por opositores do ministro, 34 senadores já se manifestaram a favor do impeachment, 19 são contrários e outros 28 permanecem indefinidos.
Para que o pedido seja aprovado, é necessário o voto favorável de 54 senadores, número que corresponde a dois terços do plenário da Casa.
Alexandre de Moraes é alvo de processos relacionados à suposta tentativa de golpe promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e às investigações sobre os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
A pressão política em torno do ministro se intensificou após ele ter sido sancionado pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky, que o impede de realizar transações financeiras com instituições norte-americanas.
Nikolas Ferreira tem desempenhado papel central nas manifestações organizadas contra Moraes.
Neste último domingo (3), o parlamentar foi um dos principais convocadores do ato nacional em defesa do impeachment do ministro do STF.
Em suas redes sociais, Ferreira destacou pautas como a anistia, a limitação dos poderes do Supremo Tribunal Federal e o reforço à ampla defesa e à liberdade de expressão.
O deputado participou das manifestações em Belo Horizonte, pela manhã, e em São Paulo, na Avenida Paulista, à tarde, como forma de intensificar a pressão política contra o ministro e o governo federal.
Senadores favoráveis ao impeachment
Entre os senadores que já declararam apoio ao pedido de afastamento de Moraes estão nomes como Alan Rick (UNIÃO–AC), Flávio Bolsonaro (PL–RJ), Sergio Moro (UNIÃO–PR), Marcos do Val (PODEMOS–ES) e Damares Alves (REPUBLICANOS–DF), entre outros.
Senadores contrários ao impeachment
Na oposição, os senadores Rodrigo Pacheco (PSD–MG), Humberto Costa (PT–PE), Randolfe Rodrigues (PT–AP), Leila Barros (PDT–DF) e Jaques Wagner (PT–BA) estão entre os que rejeitam o pedido de afastamento do ministro.
Votos indefinidos
Ainda estão em aberto 28 votos, entre eles os de Renan Calheiros (MDB–AL), Romário (PL–RJ), Soraya Thronicke (PODEMOS–MS), Sérgio Petecão (PSD–AC) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB), que ainda não definiram posição sobre o impeachment.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


Ministro Alexandre de Moraes (TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)




