O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse hoje (4) que seu partido, o PMDB, cresceu em relação às eleições municipais de 2012. “Foi o partido que elegeu mais prefeitos. Teve 14,7 milhões de votos. Nesse quesito, perdeu apenas para o PSDB, que teve 17 milhões, mas a metade desses votos na cidade de São Paulo. O PMDB foi o vitorioso das eleições e continua sendo o maior partido em meio a essa complexa pulverização partidária”.
Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral, o PMDB manteve-se como o partido com maior número de prefeituras. O PMDB fez 1.021 prefeitos em 2012 e, este ano, elegeu 1.028.
Já o PSDB saiu do primeiro turno da eleição municipal deste ano como o partido que mais cresceu na comparação com os resultados do pleito anterior, em 2012. Em número de prefeituras conquistadas na eleição de domingo (2), o partido ficou em segundo lugar, atrás do PMDB. O PSDB, que elegeu 695 prefeitos há quatro anos, conquistou agora, no primeiro turno, 793 prefeituras, com crescimento de 14%, e está na disputa do segundo turno em vários municípios.
Reforma política
Para Renan, as eleições mostraram o desejo da sociedade de uma reforma política urgente. A eleição municipal deste ano registrou o maior índice de abstenções da história: mais de 25 milhões de cidadãos aptos deixaram de votar em todo o país.
“Precisamos, mais do que nunca, reformar a política. Essas eleições demonstram, sobretudo, que a sociedade fez questão de indicar caminhos para essa reforma, que é urgente. Se a política não se reinventar, não mudar, ela vai perder prestígio a cada eleição. Chegou a hora de fazermos uma profunda reforma política”, disse o presidente do Senado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato








