Com apenas quatro seções eleitorais fora do perímetro urbano, o município de Porto Murtinho, localizado no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, também terá uma logística diferenciada para as eleições deste domingo (2). A operação montada pela Justiça Eleitoral garantirá o transporte dos eleitores que moram no Pantanal e em pequenas propriedades situadas no planalto até os locais de votação, que totalizam 25 unidades na cidade.
O cartório eleitoral local estruturou dez rotas para atender o grupo de eleitores que vive em regiões isoladas e de difícil acesso, utilizando como meio de locomoção a frota de ônibus da prefeitura que atende os alunos da zona rural. “Temos uma vasta região de Pantanal, mas os acessos são por terra nessa época do ano de águas baixas. O que dificulta é a longa distância até as comunidades”, explica Caroline Arce Franco, chefe do cartório.
Neste domingo, funcionários do cartório e mesários se deslocam por mais de 340 quilômetros para a coordenação de três seções eleitorais na Reserva Indígena dos Kadiwéu. Na Aldeia Alves de Barros, distante 375 quilômetros da cidade, funcionarão as seções 19ª e 24ª, com um total de 371 votantes aptos. Sede da 20ª seção eleitoral, a Aldeia São João, distante 340 quilômetros, tem cadastro de 249 eleitores aptos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral/MS. A quarta seção eleitoral não urbana (23ª) funcionará em uma escola na Colônia Cachoeira, distante 95 quilômetros de Porto Murtinho, às margens do Rio Apa.
Com 8.731 eleitores aptos – 53 a menos em relação às eleições de 2014, Porto Murtinho pertence à 20ª Zona Eleitoral, com 29 seções. Banhado pelo Rio Paraguai, o município pantaneiro é um dos mais distantes da Capital (443 quilômetros) e fica localizado na fronteira com o Paraguai.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025







