Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Política

Prefeitura de Brasilândia é investigada por nepotismo

Casal tem cargos comissionados e investigação aponta a possibilidade de outros membros da família ter cargos na prefeitura

17 maio 2016 - 16h10James Viana

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu um Procedimento Preparatório nesta terça-feira (17), por meio de seu diário oficial que visa apurar eventual caso de nepotismo na Prefeitura Municipal de Brasilândia, haja vista que no processo consta que Danuza Maria Oliveira Canno e Antônio Marcos Canno ocupam cargos comissionados e são cônjuges, foi notificado no caso o prefeito do município, Jorge Justino Diogo.

Nos autos da denuncia, a noticia do fato foi denunciada pela Segunda promotoria de Justiça de Três Lagoas. O MPE ainda investiga que além do casal Canno, se há ainda a possibilidade de outras pessoas do mesmo ou de outro clã familiar ocuparem cargos sem concurso ou funções gratificadas na Prefeitura Municipal de Brasilândia em forma de comissão.

Em depoimento ao MPE Antônio destaca ser funcionário da prefeitura do município há três anos, entrando junto com o prefeito no ano de 2013, destaca que deste que entrou é responsável pela Junta Militar da cidade e desenvolve todas as funções na Secretaria da Administração com ligação ao gabinete como Gerente de núcleo realizando todo o serviço sozinho.

Sua esposa em depoimento declara ser funcionário do município há quase cinco anos, após trabalhar no CRAS de 2012 até meio de 2014 ele foi designada ao cargo de Coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente e em 2015 assinou contrato comissionado como Assessora de Administração para a mesma Casa de proteção.

O supremo Tribunal Federal destaca nepotismo como a “nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, o ato conta como uma violação na Constituição Federal.”

O Procedimento Preparatório é investigado na Promotoria de Justiça de Brasilândia e esta aos cuidados do Promotor de Justiça Marcos André Sant´ana Cardoso.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Anúncio após plenária Estadual
Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo
Presidente do Senado garantiu que proposta orçamentária vai a Plenário assim que for aprovada na CMO
Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana
Adilson Barroso e Heloísa Helena
Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara
Presidente nacional do PT, Edinho Silva
Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carlos Bolsonaro
Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro
Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE
Política
Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025
Ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.
Política
Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande