Uma das leis aprovadas em segunda votação nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi a que proibe a pesca do peixe da espécie Dourado, por cinco anos. O projeto é de autoria do deputado Beto Pereira (PSDB). Agora, a proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. Conforme descrito no texto fica proibido a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização da espécie Salminus brisiliensis ou Salminus maxillosus, conhecido como Dourado.
Para o presidente da Câmara Setorial de Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Simão Brun projeto trará benefícios, pois o setor é 100% composto por peixe de aquicultura. Quando se tem um dourado industrializado ele normalmente é originário da piscicultura, que possuem atualmente uma tecnologia de reprodução e cultivo do peixe. “O impacto para nosso setor é praticamente zero, além de ser uma excelente iniciativa que poderia ser feita com outros peixes. O dourado é um peixe que está no topo de cadeia alimentar, por isso não pode se deixar reduzir seu estoque”, afirmou o presidente.
O dourado é muito procurado pelos praticantes da pesca esportiva, a proposição prevê a autorização da pesca, apenas na modalidade pesque e solte. A permissão atrairá pescadores amadores e contribuirá com a preservação da espécie e fomento do turismo pesqueiro responsável nos rios do estado. “Peixe da natureza é pra pesca esportiva, e peixe pra consumo é o da aquicultura”, ressaltou Brun.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Missão Ásia no Japão abre portas para investimentos e parcerias em MS

PT suspenderá filiação de servidores concursados da Agraer que continuarem no governo

Projeto prevê aviso prévio aos usuários antes de cortes e ligações de serviços

Missão de MS no Japão avança em negociações para ampliar exportação de carne

Hasteamento da bandeira nacional passa a ser rotina diária no Palácio da Justiça

MPMS investiga pagamentos de gratificações na Câmara de Ribas do Rio Pardo

OAB destaca defesa da democracia em mensagem pelo Dia do Advogado

TCE pressiona prefeito de Nova Andradina a cobrar dívida de ex-vereador

Plano de contingência contra tarifaço terá prioridade na Câmara, reforça Hugo Motta
