Uma das leis aprovadas em segunda votação nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi a que proibe a pesca do peixe da espécie Dourado, por cinco anos. O projeto é de autoria do deputado Beto Pereira (PSDB). Agora, a proposta segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. Conforme descrito no texto fica proibido a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização da espécie Salminus brisiliensis ou Salminus maxillosus, conhecido como Dourado.
Para o presidente da Câmara Setorial de Aquicultura de Mato Grosso do Sul, Simão Brun projeto trará benefícios, pois o setor é 100% composto por peixe de aquicultura. Quando se tem um dourado industrializado ele normalmente é originário da piscicultura, que possuem atualmente uma tecnologia de reprodução e cultivo do peixe. “O impacto para nosso setor é praticamente zero, além de ser uma excelente iniciativa que poderia ser feita com outros peixes. O dourado é um peixe que está no topo de cadeia alimentar, por isso não pode se deixar reduzir seu estoque”, afirmou o presidente.
O dourado é muito procurado pelos praticantes da pesca esportiva, a proposição prevê a autorização da pesca, apenas na modalidade pesque e solte. A permissão atrairá pescadores amadores e contribuirá com a preservação da espécie e fomento do turismo pesqueiro responsável nos rios do estado. “Peixe da natureza é pra pesca esportiva, e peixe pra consumo é o da aquicultura”, ressaltou Brun.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Deputado relembra esforços da PMA no combate aos incêndios no Pantanal

Vereadores da Câmara Municipal definem membros da CPI do Transporte Público

Gláucia Iunes entra com ação para assumir cadeira na Assembleia

ALEMS aprova conversão de multa leve ou média em advertência escrita; entenda

Vereadores discutem legalidade do Programa Mais Creche

Projeto que designa o Tuiuiú como ave símbolo do Pantanal será votado na Assembleia

Rodolfo Nogueira é o novo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara

JD1TV: Em meio às críticas, secretária explica como funciona a Casa da Mulher Brasileira

Deputados aprovam proibição da captura do Dourado por mais 2 anos em MS
