O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu recomendação para assegurar a transparência durante a transição de governo em Sidrolândia, município atualmente administrado por Vanda Camilo (PP). A prefeita, em fim de mandato, deve prestar contas de sua gestão, enquanto o prefeito eleito, Rodrigo Borges Basso, assumirá em janeiro de 2025.
A promotora Bianka Machado Arruda Mendes, responsável pela recomendação nº 0002/2024/03PJ/SDN, publicada no Diário Oficial do MPMS, solicitou que tanto a gestão atual quanto a futura formem, em até cinco dias úteis, uma equipe de transição composta por técnicos qualificados em áreas como Direito Administrativo, Licitações e Contratos. Essa equipe terá a função de verificar todos os documentos orçamentários, financeiros e patrimoniais do município.
Entre as obrigações da gestão atual estão a prestação de contas de convênios e contratos em andamento, a continuidade dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e limpeza urbana, além da manutenção dos pagamentos de servidores e serviços básicos, como água, energia e telefone. A recomendação também determina que a prefeita Vanda Camilo garanta a alimentação do Portal da Transparência com todas as informações previstas na Lei de Acesso à Informação.
O futuro prefeito, por sua vez, deve preservar todo o acervo documental recebido da administração anterior e garantir a continuidade dos serviços públicos durante a substituição gradual dos ocupantes de cargos de confiança. O MPMS também orienta que a nova gestão analise os contratos de prestação de serviços, a folha de pagamento e as dívidas ativas, buscando corrigir eventuais irregularidades.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo - (Foto: Reprodução)




