Menu
Menu
Busca quinta, 26 de junho de 2025
Governo Incendios - Jun25
Política

Rafael Tavares protocola projetos de lei e gera revolta de grupo LGBTQIAPN+

"Adotaremos todas as medidas cabíveis para barrar essas propostas", se posicionou a Associação das Travestis e Transexuais de MS

23 janeiro 2025 - 08h36Sarah Chaves

O vereador Rafael Tavares (PL), já tem uma lista de projetos de lei protocolados que pretende apresentar na Câmara Municipal assim que se iniciarem as sessões legislativas. As propostas geraram revolta por parte da  Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS) que definiu as propostas como "ataques diretos aos direitos fundamentais".

Entre as propostas já comentadas por Tavares, está a proibição da presença de crianças abaixo de 12 anos em eventos voltados ao público LGBT, multa para pessoas que fumarem maconha em público, em Campo Grande, e barrar a linguagem neutra nas escolas. “Não podemos permitir que usem drogas na frente de crianças, famílias e idosos. Estamos vendo a banalização do uso de drogas em parques, ruas, lugares públicos que devem ser respeitados’’.

Em um dos projetos, o vereador pede a proibição para eventos que abordam temáticas de orientação sexual, identidade de gênero, que contenham divulgação de conteúdo, imagens, performances, espetáculos ou qualquer forma de manifestação artística, cultural ou de entretenimento que possam expor precocemente crianças a temáticas relacionadas à sexualidade.

Outro projeto, limita a participação de pessoas LGBTQIAPN+ em participações esportivas, definindo competições com base no sexo biológico, proibindo a participação de mulheres trans em categorias femininas.

O que diz a ATTMS

A Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS) divulgou uma nota em repúdio aos projetos de lei apresentados pelo vereador Rafael Tavares (PL) e alegou perseguição ao público LGBTQIAPN+ que, segundo a organização, configuram ataques diretos aos direitos fundamentais dessas pessoas e entrará com medidas junto ao Ministério Público. “Desde seu mandato como deputado estadual, Rafael Tavares tem mantido uma postura sistemática de perseguição à população LGBTQIAPN+, negligenciando pautas de relevante interesse social, como saúde, educação, segurança pública e meio ambiente. Em vez disso, prioriza projetos que promovem exclusão e reforçam preconceitos. Como vereador, Tavares dá continuidade a essa agenda discriminatória, com propostas que violam direitos fundamentais e se afastam das reais demandas da sociedade [...] Adotaremos todas as medidas cabíveis para barrar essas propostas, acionando o Ministério Público, o Conselho Nacional do Esporte e outras instituições competentes, além de mobilizar a sociedade civil e organizações comprometidas com os direitos humanos para garantir que tais projetos não prosperem”.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Papy busca viabilizar asfalto para o Riviera Park e outros bairros da Capital
Política
Papy busca viabilizar asfalto para o Riviera Park e outros bairros da Capital
Juliana Marins, brasileira encontrada morta na Indonésia
Política
Lula contraria Itamaraty e determina traslado do corpo de brasileira morta em vulcão na Indonésia
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP apura possíveis irregularidades em contrato de obra da Câmara Municipal de Miranda
Foto: Ascom TJMS
Política
Assembleia vota diminuição de membros do Conselho Superior do TJMS
Câmara analisa veto ao PL que previa cumprimento de ordem judicial em favor de mães atípicas
Política
Câmara analisa veto ao PL que previa cumprimento de ordem judicial em favor de mães atípicas
Riedel destaca integração entre educação e mercado de trabalho em evento do Sesi
Política
Riedel destaca integração entre educação e mercado de trabalho em evento do Sesi
Lula
Política
Lula lidera disputa presidencial contra nomes da direita, mas empata com Bolsonaro, diz pesquisa
Placas geradoras foram instaladas no teto da Casa Legislativa em uma área de 6.100m²
Política
Assembleia Legislativa de MS inaugura usina solar
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro
Foto: Wagner Guimarães
Política
Assembleia vota LDO de R$ 27 bi para 2026 e PL de proteção às mulheres

Mais Lidas

Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Polícia
JD1TV: Criança de 2 anos é socorrida em estado grave ao ser agredida em aeroporto
Momento da execução do empresário
Polícia
JD1TV: Câmera mostra momento em que empresário é assassinado no Jd. Aeroporto
Criança de 9 anos morre após grave acidente de trânsito na BR-163, em Campo Grande
Polícia
Criança de 9 anos morre após grave acidente de trânsito na BR-163, em Campo Grande