O governador Reinaldo Azambuja assinou o Decreto Estadual de Dados Abertos e o decreto que cria o Programa MS Integridade (PMSI), nesta terça-feira (7). Mecanismos importantes para a transparência e combate à corrupção em Mato Grosso do Sul.
Os decretos foram assinados na 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública. O evento reúne gestores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o estado. O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o controlador-geral de MS, Carlos Girão e representantes do Tribunais de Contas do Estado (TCE-MS) e da União (TCU), também estiveram presentes.
Segundo informações, o Decreto Estadual de Dados Abertos facilita o acesso de informações do Governo do Estado, já disponíveis na internet. Os dados estarão em formato aberto e ficarão disponíveis para a utilização, com a obrigação de creditar a autoria da fonte.
“É fundamental as estruturas governamentais se organizarem para promover a transparência ao cidadão. É uma evolução constante para que tenhamos consciência do controle interno e de procedimentos que tornam mais eficiente o combate à corrupção e desvios”, afirmou Reinaldo.
Já o PMSI vai integrar todos os órgãos da administração pública e será utilizado para gestão interna do Governo. O objetivo é de promover a prática de boas condutas de todos os servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.
Vale lembrar que, além dos dois decretos, outros mecanismos já foram criados pelo governador, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), o Portal da Transparência Estadual e os canais de comunicação com o cidadão: e-SIC e e-OUV.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS

Carlos Girão, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja presentes na conferência (Chico Ribeiro)



