O governador Reinaldo Azambuja assinou o Decreto Estadual de Dados Abertos e o decreto que cria o Programa MS Integridade (PMSI), nesta terça-feira (7). Mecanismos importantes para a transparência e combate à corrupção em Mato Grosso do Sul.
Os decretos foram assinados na 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção – Ferramentas de Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública. O evento reúne gestores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o estado. O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o controlador-geral de MS, Carlos Girão e representantes do Tribunais de Contas do Estado (TCE-MS) e da União (TCU), também estiveram presentes.
Segundo informações, o Decreto Estadual de Dados Abertos facilita o acesso de informações do Governo do Estado, já disponíveis na internet. Os dados estarão em formato aberto e ficarão disponíveis para a utilização, com a obrigação de creditar a autoria da fonte.
“É fundamental as estruturas governamentais se organizarem para promover a transparência ao cidadão. É uma evolução constante para que tenhamos consciência do controle interno e de procedimentos que tornam mais eficiente o combate à corrupção e desvios”, afirmou Reinaldo.
Já o PMSI vai integrar todos os órgãos da administração pública e será utilizado para gestão interna do Governo. O objetivo é de promover a prática de boas condutas de todos os servidores, com ênfase na prevenção e controle à exposição aos riscos de integridade.
Vale lembrar que, além dos dois decretos, outros mecanismos já foram criados pelo governador, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), o Portal da Transparência Estadual e os canais de comunicação com o cidadão: e-SIC e e-OUV.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Carlos Girão, Eduardo Riedel e Reinaldo Azambuja presentes na conferência (Chico Ribeiro)



