Menu
Menu
Busca sexta, 11 de julho de 2025
Política

Riedel recebe delegação paraguaia para expandir ligações comerciais

Durante a reunião, o grupo solicitou que seja feita a ligação com o Brasil por meio de uma ponte sobre o Rio Apa

30 julho 2024 - 08h54Brenda Assis

Uma delegação paraguaia, formada por representantes dos ministérios de Obras Públicas e de Relações Exteriores, além de deputados, vereadores e das regiões de San Lázaro Vallemi e Concepción, e ainda membros de organizações comerciais, estiveram em Mato Grosso do Sul, se reunindo com o governador Eduardo Riedel na manhã de segunda-feira (29).

“O Mato Grosso do Sul tem inúmeras conexões com o Paraguai, não apenas devido a fronteira, mas devido a relação histórica, e a infraestrutura vem para consolidar isso. Em 2025 a ponte deverá estar pronta e em 2026 o acesso, que é uma obra ainda maior”, disse Riedel.

O grupo solicitou que seja feita a ligação com o Brasil por meio de uma ponte sobre o Rio Apa, que percorre aproximadamente 500 quilômetros da fronteira com o Paraguai.

“Vallemi tem 27 indústrias. Nós temos muitas pessoas que vivem no Brasil, que são do Paraguai e muitos brasileiros que trabalham no distrito. Hoje o transporte ocorre por barco”, disse a prefeita de Vallemi, Joaquina Azuaga Ramírez, sobre a importância da conexão da região à Rota.

No lado brasileiro, o Governo do Estado já realiza projeto para pavimentação da rodovia MS-195, que vai contribuir com a ligação entre a região conhecida como Ingazeiro – por onde ocorre o acesso do Paraguai para o Brasil –, até Porto Murtinho.  

“Estamos evoluindo de maneira acelerada. Já nos comprometemos de asfaltar a estrada, que vai ligar a região. E agora vamos atuar para viabilizar a ponte junto aos governos do Brasil e do Paraguai”, afirmou o governador.

O trecho em estudo compreende 60 quilômetros, que vai desde o Rio Apa até o encontro com a BR-267, ligando Porto Murtinho a San Lázaro, Departamento de Concepción, no Paraguai. 

Também participaram do encontro o senador Nelson Trad Filho e os deputados estaduais, Vander Loubet e Geraldo Resende.

Rota

A ponte da Rota Bioceânica, que liga o município de Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, estava com 52% das obras concluídas e com previsão de finalização em novembro de 2025 – até o último balanço divulgado no dia 5 de julho.

O Consórcio Pybra - responsável pela construção da ponte -, destacou que a obra envolve mais de 150 trabalhadores diretos e 450 indiretos. A obra do acesso que liga a BR-267 até a ponte internacional com aproximadamente R$ 472 milhões em investimentos já está licitada e a previsão é de que tenha início no mês de agosto.

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Por ter força de lei, o reajuste dos militares já está valendo, mas ainda precisa ser confirmado pelo Congresso
Política
Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Política
Brasil "segura" até agosto resposta a tarifaço
Janja, primeira-dama
Política
Janja usa termo 'vira-latas' após jornalistas perguntarem sobre Lula e Trump
Epaminondas Vicente Silva Neto, conhecido como Papy (PSDB)
Política
Por unanimidade, Papy é reeleito na Câmara Municipal
Paço Municipal -
Política
Reajuste salarial do prefeito de Naviraí é suspenso pela Justiça
Celso Abrantes e o deputado estadual Pedro Caravina
Política
Mesmo antes da posse em Bandeirantes, Celso Abrantes apresenta demandas na Capital
Foto: Izaias Medeiros
Política
Vereadores votam projetos de isenções fiscais às empresas da Capital
Foto: Divulgação
Política
Deputados votam projeto do TCE-MS para regularização fiscal de Municípios com multas
Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira
Política
Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira
Lei institui campanha "Setembro Amarelo vai à Escola" em MS
Política
Lei institui campanha "Setembro Amarelo vai à Escola" em MS

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
Imagem Ilustrativa
Polícia
Bebê de 1 ano morre ao ser estuprada pelo próprio pai em MS
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão