O ministro do Turismo, Celso Sabino, resiste a deixar o cargo nesta sexta-feira (3), apesar da pressão do União Brasil e da abertura de dois processos internos contra ele.
A sigla iniciou um procedimento de expulsão e outro para destituí-lo do comando da Executiva estadual do partido no Pará.
O processo de expulsão foi instaurado na última terça-feira (30) e tem como relator o deputado federal Fabio Schiochet (SC), presidente da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.
Sabino foi notificado e tem até hoje para apresentar sua defesa prévia. Caso não entregue o cargo até a próxima terça-feira (7), Schiochet deve apresentar parecer pela expulsão.
O relatório será analisado pela Executiva Nacional, convocada pelo presidente do União, Antonio Rueda, para confirmar a decisão.
O outro processo, de destituição da Executiva do Pará, também foi aberto nesta semana e está sob relatoria da senadora Professora Dorinha (TO). A tramitação seguirá o mesmo calendário da ação de expulsão.
Nesta sexta, Sabino está em Belém acompanhando o presidente Lula em vistoria das obras da COP30. O ministro resiste a deixar o posto porque é pré-candidato ao Senado em 2026 e vê o evento internacional como peça-chave para ampliar sua visibilidade política no estado.
No Pará, o governador Helder Barbalho desponta como favorito para uma das vagas ao Senado. A segunda vaga é disputada por Sabino e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

STJ confirma condenação de ex-vereador da Capital por esquema de funcionários fantasmas


Celso Sabino (Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)



