A senadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB), assumiu a liderança do partido no senado federal na última quarta-feira (11). A congressista é a primeira mulher a liderar a maior bancada de senadores no Congresso Nacional. Ela substitui Raimundo Lira, que deixou a sigla na semana passada.
“Ser a primeira mulher a liderar a maior bancada no senado me traz uma enorme responsabilidade de querer fazer mais e fazer melhor, de fazer diferente e fazer a diferença”, disse a congressista.
De acordo com Simone, com o cenário político conturbado, o MDB precisa assumir as suas responsabilidades.
“Temos sim que ajudar o governo, principalmente fazendo autocríticas e orientando inclusive os nossos companheiros, ministros, colegas e amigos no sentido de que a política requer mais do que crescimento econômico, como também o desenvolvimento e justiça social que sempre foram às bandeiras mais caras do nosso partido”, destacou.
Papel do líder
Entre as atribuições de um líder partidário está a participação na elaboração da pauta de votações do Senado, em conjunto com o presidente da Casa.
Nas sessões plenárias, como líder, a senadora vai orientar a bancada e encaminhar as votações. Nas votações simbólicas, declarar o voto da bancada.
O líder ainda tem o poder de solicitar urgência a projetos ou de, ao contrário, declarar obstrução, que é uma manobra regimental para impedir a votação de projeto polêmico e até para encerrar a sessão.
O líder pode, ainda, falar a qualquer momento da sessão para comunicações urgentes e têm prevalência sobre os demais senadores em discursos de Plenário.
No início de cada biênio, é o líder que indica os integrantes de seu partido nas Comissões permanentes e temporárias e nos demais colegiados da Casa.
Liderança da Maioria – Como Simone integra o partido com mais integrantes no Senado, assume também a liderança da Maioria, que é composta por bloco parlamentar ou representação partidária que represente a maioria absoluta da Casa.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


O líder tem o poder de solicitar urgência a projetos (Reprodução/ Internet)



