O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que a Câmara dos Deputados apure se o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) utilizou recursos públicos, de forma direta ou indireta, durante sua estadia nos Estados Unidos. O órgão identificou indícios de irregularidade e solicitou que a Casa envie o resultado da investigação e as providências tomadas.
A decisão, unânime, foi tomada na semana passada, mas divulgada apenas nesta sexta-feira (8). O processo teve origem em uma representação apresentada pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que acusa Eduardo Bolsonaro de usar a viagem para promover articulações políticas contra a soberania nacional. Segundo ele, tal conduta pode ser enquadrada como crime previsto no Código Penal, com pena de três a oito anos de prisão.
Embora tenha considerado os indícios relevantes, o TCU afirmou não ter competência para julgar possíveis crimes cometidos pelo parlamentar, por respeito ao devido processo legal e à separação entre os Poderes. Por isso, encaminhou a denúncia à Câmara e sugeriu que o caso também seja analisado pelo Ministério Público Federal (MPF).
O tribunal destacou ainda que Eduardo Bolsonaro esteve ausente em cinco sessões da Câmara durante o mês de março, justificando apenas uma delas. Na época, ele já se encontrava nos Estados Unidos, mas não havia solicitado licença parlamentar. Como a ausência não justificada não gerou um prejuízo superior a R$ 120 mil aos cofres públicos, valor mínimo para abertura de apuração pelo TCU, o órgão deixou a cargo da Câmara a responsabilidade de investigar o caso.
Se for aberta, essa será a segunda investigação contra o deputado relacionada à mesma viagem. Em julho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou o inquérito que apura articulações internacionais feitas por Eduardo Bolsonaro contra autoridades brasileiras.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

1º dia de julgamento de Bolsonaro: veja o que aconteceu

Vereadores aprovam maior parte das emendas à LDO e mantêm vetos a projetos do Executivo

PL adia evento de filiação do Reinaldo Azambuja

PSDB inicia articulação para definir nova executiva em Campo Grande

PSD fará reunião para discutir cenário político para 2026 em MS, afirma Nelsinho

Gonet solicita procedência da acusação do núcleo 1 e reafirma validade da delação de Cid

Novo filiado do PT, Luso Queiroz anuncia planos para disputa legislativa em 2026

Vereadores analisam vetos às emendas da Lei de Diretrizes Orçamentárias

Projeto propõe cadastro público de condenados por violência doméstica em MS
