Os deputados da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) apreciaram e aprovaram quatro matérias durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (4). Em redação final, o Projeto de Lei 349/2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que dispõe sobre diretrizes para o estímulo do turismo acessível e inclusivo para pessoas com deficiência, no Estado de Mato Grosso do Sul. As diretrizes estabelecidas pela proposta visam promover a inclusão, a acessibilidade e a qualidade de vida das pessoas com deficiência. A matéria segue à sanção.
O deputado e vice-presidente da Casa de Leis, Renato Câmara (MDB), parabenizou Neno Razuk (PL) pela iniciativa. “Muito importante esse acesso às pessoas com deficiência e a valorização do Meio Ambiente”, destacou o parlamentar.
O deputado Coronel David (PL) também elogiou a proposta do colega. “Parabenizo a preocupação dele com esse setor da sociedade que precisa desse apoio e conscientização, o deputado Neno Razuk é um grande representante dos autistas na Assembleia Legislativa”, ressaltou.
Por fim, o autor da matéria, deputado Neno Razuk, agradeceu os elogios e a aprovação da matéria. "Ressalto o trabalho desta Casa de Leis, que é diferenciado em relação às pessoas com deficiência. Todos os deputados daqui trabalham muito em relação a essa causa”, concluiu.
Discussão única
Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 170/204, do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, que denomina próprio público com o nome que especifica. A matéria em tramitação reservada segue à sanção e publicação em Diário Oficial Eletrônico do Estado.
Segunda discussão
Em segunda discussão, os deputados aprovaram o Projeto de Lei Complementar 6/2024, de autoria do Ministério Público, que altera a Lei Complementar Estadual 72, de 18 de janeiro de 1994. A matéria segue à sanção. A alteração proposta prevê a possibilidade de pagamento de gratificação também aos integrantes da Magistratura e aos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por integrarem a comissão examinadora do concurso para ingresso no Ministério Público, adequando-se, dessa forma, ao princípio da simetria constitucional, diante da equiparação com a carreira da Magistratura.
Primeira discussão
Por fim, em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 177/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que dispõe sobre institucionalização da campanha voluntária de permuta de doação de sangue, pela realização do exame laboratorial de hemograma completo; e institui o "Selo Amigos de Sangue” para os estabelecimentos que aderirem a essa campanha no Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com o parlamentar, a matéria tem o objetivo de estimular a doação no Estado e volta para análise em segunda discussão no plenário.
O autor da matéria destacou a finalidade do projeto. “O projeto institui campanha voluntária de permuta de doadores de sangue com os exames de hemograma completos junto aos laboratórios, que aderirem à campanha. É mais uma forma de incentivar a doação de sangue em Campo Grande, envolvendo todos os laboratórios privados do município”, explicou o deputado Junior Mochi.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Quatro matérias foram aprovadas durante a Ordem do Dia desta quarta (Foto: Luciana Nassar)



