O vereador Delegado Wellington (PSDB) votou a favor, na quinta-feira (6), do projeto de lei de autoria do vereador Veterinário Francisco, que previa a proibição do fornecimento e utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques e similares em Campo Grande. A proposta precisava de 15 votos favoráveis para a aprovação, mas apenas 13 vereadores concordaram com o projeto.
Segundo os vereadores que votaram contra o projeto, a proibição dos canudos não resolve os problemas ambientais e ainda prejudica os comerciantes, mas, no entendimento do vereador Delegado Wellington, o meio ambiente deve ser prioridade. “Existem alternativas, o que não podemos é continuar com esse fundamento de que vamos prejudicar o empresariado e deixar de lado o meio ambiente, porque esse sim, se não preservarmos as gerações futuras vão sofrer", declarou o vereador.
A cidade pioneira na proibição do fornecimento de canudos plásticos foi o Rio de Janeiro, em julho do ano passado. Outras cidades como Espírito Santo e Santos seguiram a ideia e outras seguem em discussão.
Dados alarmantes
Segundo uma estimativa do Fórum Econômico Mundial, existem 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos e caso o consumo siga no mesmo ritmo dos números atuais os cientistas preveem que haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos até 2050. Diante desse cenário, algumas empresas anunciaram a retirada dos canudos de seus estabelecimentos ou substituíram por outros de fontes biodegradáveis.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisa aponta favoritos na corrida pelo Senado; veja levantamento

Pesquisa mostra liderança de Riedel na disputa pelo governo de MS

Nelsinho Trad alerta para crise comercial com os EUA e convoca reunião emergencial no Senado

Câmara realiza reunião para alinhar estratégias sobre Corredor Bioceânico em Campo Grande

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro é protocolado no STF

Justiça Eleitoral determina que candidato a vereador em Paranaíba devolva R$ 10 mil

Promotor pede punição de ex-secretário por esquema em contratos com SELETA e OMEP

Homem se exibe disparando arma, é abordado e desacata policiais em Dourados
