O vereador Delegado Wellington (PSDB) votou a favor, na quinta-feira (6), do projeto de lei de autoria do vereador Veterinário Francisco, que previa a proibição do fornecimento e utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques e similares em Campo Grande. A proposta precisava de 15 votos favoráveis para a aprovação, mas apenas 13 vereadores concordaram com o projeto.
Segundo os vereadores que votaram contra o projeto, a proibição dos canudos não resolve os problemas ambientais e ainda prejudica os comerciantes, mas, no entendimento do vereador Delegado Wellington, o meio ambiente deve ser prioridade. “Existem alternativas, o que não podemos é continuar com esse fundamento de que vamos prejudicar o empresariado e deixar de lado o meio ambiente, porque esse sim, se não preservarmos as gerações futuras vão sofrer", declarou o vereador.
A cidade pioneira na proibição do fornecimento de canudos plásticos foi o Rio de Janeiro, em julho do ano passado. Outras cidades como Espírito Santo e Santos seguiram a ideia e outras seguem em discussão.
Dados alarmantes
Segundo uma estimativa do Fórum Econômico Mundial, existem 150 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos e caso o consumo siga no mesmo ritmo dos números atuais os cientistas preveem que haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos até 2050. Diante desse cenário, algumas empresas anunciaram a retirada dos canudos de seus estabelecimentos ou substituíram por outros de fontes biodegradáveis.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal


O vereador Delegado Wellington falou sobre a importância ambiental da proibição (Divulgação)



