Mato Grosso do Sul registrou forte aumento nos acidentes de trabalho em 2024. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), o estado contabilizou 14.158 notificações, alta de 19% em relação a 2023, que teve 11.831 casos. Em quatro anos, o crescimento foi de 175%.
Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, baseados nas notificações feitas ao Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN). Campo Grande aparece como a 25ª cidade do país com mais registros.
Entre os principais problemas notificados estão acidentes graves, câncer relacionado ao trabalho, doenças de pele, intoxicações, perdas auditivas, doenças respiratórias, transtornos mentais e acidentes envolvendo crianças e adolescentes.
O relatório também aponta aumento nos casos de adoecimento mental no trabalho. Em 2024, foram concedidos 6.982 benefícios previdenciários relacionados à saúde mental, 52% a mais que em 2023. Cerca de 30% dos afastamentos foram por depressão e 33% por transtornos de ansiedade. Administração pública (17%), serviços hospitalares (14%) e setor bancário (8%) foram os segmentos com mais registros.

Evento discute saúde no trabalho
Em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, o TRT-24 promove nesta segunda-feira (28) o evento “Riscos Psicossociais e a NR1”, no auditório da OAB/MS, das 13h30 às 17h.
A programação inclui palestras do auditor fiscal Flávio de Oliveira Nunes e do auditor Kleber Pereira de Araújo e Silva, abordando riscos psicossociais e o ambiente de trabalho. O evento é gratuito e destinado a profissionais da área de segurança do trabalho, engenheiros, técnicos, advogados, magistrados e servidores.
A gestora regional do Programa Trabalho Seguro do TRT/MS destacou que a ação busca fortalecer a cultura da prevenção e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis, com foco na inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), conforme a nova redação da NR1.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Clínicas oferecem Mounjaro ilegal em dose fracionada no Brasil

Governo lança programa 'Horário Estendido' e postos de saúde terão atendimento noturno em MS

Em parceria com o Comper, prefeitura faz ação de testagem e prevenção de ISTs na Capital

Corumbá registra seis mortes por SRAG em apenas cinco dias

Governo irá investir R$ 11 milhões em 46 USFs e UBSs de todo o Estado

JD1TV - 'Única missão, salvar vidas': presidente da Santa Casa fala sobre desafios do hospital

MP apura possível descumprimento de carga horária por servidores da Saúde em Miranda

MP investiga cumprimento da Lei Lucas em instituições de ensino em Aparecida do Taboado

Feriado do Dia do Trabalhador altera funcionamento das unidades de saúde na Capital
