Mato Grosso do Sul registrou forte aumento nos acidentes de trabalho em 2024. Segundo o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24), o estado contabilizou 14.158 notificações, alta de 19% em relação a 2023, que teve 11.831 casos. Em quatro anos, o crescimento foi de 175%.
Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, baseados nas notificações feitas ao Sistema de Informação de Agravos e Notificações (SINAN). Campo Grande aparece como a 25ª cidade do país com mais registros.
Entre os principais problemas notificados estão acidentes graves, câncer relacionado ao trabalho, doenças de pele, intoxicações, perdas auditivas, doenças respiratórias, transtornos mentais e acidentes envolvendo crianças e adolescentes.
O relatório também aponta aumento nos casos de adoecimento mental no trabalho. Em 2024, foram concedidos 6.982 benefícios previdenciários relacionados à saúde mental, 52% a mais que em 2023. Cerca de 30% dos afastamentos foram por depressão e 33% por transtornos de ansiedade. Administração pública (17%), serviços hospitalares (14%) e setor bancário (8%) foram os segmentos com mais registros.

Evento discute saúde no trabalho
Em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril, o TRT-24 promove nesta segunda-feira (28) o evento “Riscos Psicossociais e a NR1”, no auditório da OAB/MS, das 13h30 às 17h.
A programação inclui palestras do auditor fiscal Flávio de Oliveira Nunes e do auditor Kleber Pereira de Araújo e Silva, abordando riscos psicossociais e o ambiente de trabalho. O evento é gratuito e destinado a profissionais da área de segurança do trabalho, engenheiros, técnicos, advogados, magistrados e servidores.
A gestora regional do Programa Trabalho Seguro do TRT/MS destacou que a ação busca fortalecer a cultura da prevenção e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis, com foco na inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), conforme a nova redação da NR1.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital


Acidentes e adoecimentos no trabalho crescem de forma expressiva em Mato Grosso do Sul - (Foto: Ilustrativa / Getty Images)



