O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), inicia nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação 2025, uma mobilização nacional voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A ação segue até o dia 31 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 18 de outubro.
A campanha integra o esforço do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal no país e conta com incentivo financeiro federal, conforme a Portaria GM/MS nº 6.715/2025, que destinou recursos específicos para fortalecer as ações de imunização em estados e municípios.
De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o objetivo é reforçar o compromisso do Estado com a proteção da população infantil e adolescente.
“A multivacinação é uma oportunidade para atualizar a caderneta e ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado. É o momento de as famílias procurarem as unidades de saúde e garantirem que crianças e adolescentes estejam protegidos contra doenças que podem ser prevenidas com vacina”, explica.
Durante todo o mês, as unidades básicas de saúde estarão com as salas de vacinação abertas para atender a população.
Além disso, os municípios poderão promover ações extramuros, levando equipes de imunização a locais de grande circulação, como escolas, ginásios, praças e unidades móveis.
Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra BCG, Poliomielite, Tríplice Viral, DTP, HPV, Hepatite A e B, Pneumocócica e Meningocócica ACWY, entre outras. A vacinação é seletiva, voltada para quem tem doses em atraso ou esquemas incompletos.
A estratégia também tem foco no combate à hesitação vacinal, com ações de mobilização social que reforçam a importância da imunização como medida de proteção coletiva.
Em 2024, Mato Grosso do Sul se destacou entre os estados com melhores índices de cobertura vacinal, segundo o Ministério da Saúde. Para 2025, a SES mantém a meta de ampliar ainda mais a adesão.
A orientação é que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam verificar e atualizar as doses conforme o esquema indicado.
Serviço:
Período da Campanha: 6 a 31 de outubro de 2025
Dia D de Mobilização: 18 de outubro
Público-alvo: Crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias)
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital

Vacina contra bronquiolite chega amanhã e ficará disponível para gestantes na Capital

MS receberá mais de 10 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório

OMS recomenda uso de 'canetas emagrecedoras' no tratamento da obesidade

Prefeitura de Campo Grande pode ser multada por não abrir UPA-VET 24h

Mato Grosso do Sul recebe 39 novos equipamentos para melhorar Rede Hemosul







