Muitas dúvidas ainda surgem quando o assunto é a imunização em massa contra a Covid-19. Para esclarecer alguns pontos sobre a vacinação, o JD1 Notícias levantou alguns dados importantes sobre o assunto.
De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Grande tem cerca de 900 mil habitantes, no entanto, o último Censo [2010] ainda mostra 786.797 habitantes na Capital.
Com base no Censo do IBGE e levando em consideração apenas pessoas entre 16 a 59 anos, 426.614 pessoas ainda precisam receber a primeira dose do imunizante. Estudos apontam que adolescentes a partir dos 16 anos de idade também poderão receber a vacina contra a doença, mas apenas com a da Pfizer-BioNtech, que já tem registro definitivo no Brasil, certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não possuem doses disponíveis no País - as vacinas disponíveis [CoronaVac e AstraZeneca] são liberadas para o público acima de 18 anos.
Além disso, o Plano Nacional de Imunização (PNI) ainda aborda apenas os grupos prioritários, e não abrange a população em geral. Apesar disto, o Ministério da Saúde já estuda abrir o leque para todos.
Com estes dados do IBGE, serão necessárias mais de 850 mil doses para que todo o grupo possa ser vacinado com as duas doses, na Capital de Mato Grosso do Sul.
Vale ressaltar que esses números são apenas relacionados à idade, no entanto, pessoas nessa faixa etária já podem ter se vacinado se for pertencente ao grupo prioritário, como trabalhadores da saúde, da segurança pública, pessoas com comorbidades, entre outros.
No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), quase 150 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante. “Considerando a população estimada, seriam necessárias mais de 700 mil só para a primeira dose”, afirmou a assessoria.
Até esta quarta-feira (12), 15,88% da população já foi vacinada contra a covid-19, recebendo, ao menos, a primeira dose do imunizante. Ao JD1 Notícias, a assessoria da Sesau diz que, se continuar neste ritmo, até o fim do ano toda a população deve estar vacinada.
Veja quantas doses seriam necessárias de acordo com o Censo:

Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Mais de 150 mil pessoas já foram vacinadas na Capital, ao menos com a primeira dose (JD1 Notícias)




