Com a conversão de 16 unidades básicas de saúde (UBS) para saúde da família (UBSF), inauguração de duas novas UBSFs e entrega de um novo prédio para outra unidade, além da implantação da primeira Clínica da Família no Nova Lima em 2018, foi possível ampliar a área de cobertura das Equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e se aproximar de 1 milhão de atendimentos neste ano.
De janeiro até agora foram realizados 987.366 atendimentos nas UBSF, ante os 844.434 registrados no ano passado, diferença de 142.932 procedimentos: aumento de 16,92% de um ano para o outro.
Em Campo Grande, são 43 UBSF e cada uma é composta por equipes de ESF e também, por assistente social, farmacêutico, administrativos, gerentes e outros profissionais que estão à serviço da população na promoção de saúde e no estabelecimento de vínculo entre paciente e unidade. Além das UBSF, há, também, 24 UBS.
Outra evolução considerável é o número de equipes de ESF. Em janeiro de 2017 eram 101 e encerrando 2018 com 145. Cada equipe é composta por um médico generalista ou especialista em saúde da família, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogo, auxiliar ou técnico em saúde bucal.
Para 2019 a Secretaria Municipal de Saúde espera inaugurar cinco novas UBSF e entregar sete novas reformas em unidades, totalizando 12 obras, ampliando ainda mais a atendimento da Atenção Básica em Campo Grande.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em bets

Anvisa proíbe fabricação e venda de suplementos irregulares

Gestantes já podem se vacinar contra bronquiolite em sete postos da Capital


Secretaria Municipal de Saúde espera inaugurar cinco novas UBSF em 2019 (Divulgação)



