Governadores dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal encaminharam uma carta à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Mundial de Saúde (OMS), solicitando ) a "ajuda humanitária" para a aquisição de vacinas contra Covid-19 e de remédios e sedativos que compõem o kit intubação.
Organizados no Fórum dos Governadores, eles se reuniram por videoconferência com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.
“São 11 estados em que pacientes estão internados e faltam analgésicos, sedativos, em alguns lugares oxigênio. Ou seja, há necessidade de a ONU dar essa ajuda humanitária nessa direção”, disse o governador Wellington Dias (PT), coordenador da temática de vacina no fórum.
Na carta, os governadores solicitam ajuda humanitária ao Brasil para viabilizar a compra de mais vacinas.
Mediação de negociações entre o Brasil e a China, com o propósito de que seja antecipada a entrega suplementar de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), ainda neste mês de abril, em quantidade suficiente para a produção de 10 milhões de doses da Coronavac.
Viabilização da importação do montante de 5 milhões de doses em abril e 3,1 milhões em maio próximo das vacinas do consórcio global Covax Facility e auxílio para garantir o cumprimento do contrato firmado entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a AstraZeneca/Universidade de Oxford, a fim de viabilizar a entrega da quantidade de IFA necessária à produção de 15 milhões de doses de vacinas.
Mediação, junto aos Estados Unidos da América, visando à aquisição – ou empréstimo condicionado a posterior devolução da quantidade correspondente – do imunizante da AstraZeneca/EUA pelo Brasil, bem como por outros países que apresentem índice deficitário de vacinação, em quantidade aproximada de 10 milhões de doses.
Assistência para a obtenção de insumos hospitalares, a exemplo de oxigênio e medicamentos que compõem do chamado “kit intubação”.
Confira o documento na íntegra aqui.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM







