Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Dentistas terão sistema de triagem de pacientes com sintomas da Covid-19

O sistema de questionário online chamado 'InovatiDoctor', será lançado na quarta-feira

15 junho 2020 - 16h54Sarah Chaves, com informações da assessoria    atualizado em 15/06/2020 às 17h08

O Conselho Regional de Odontologia (CRO-MS) realizará nesta terça-feira (16) o lançamento do InovatiDoctor, que será um sistema online de triagem e de identificação de pacientes com possíveis sintomas do Covid-19.

A ferramenta é uma Single Page Aplication (SPA), que ao carregar o sistema se adapta a qualquer tipo de tela, e auxiliará os profissionais nesse tempo de pandemia.

O sistema será oferecido gratuitamente aos profissionais da odontologia. Basta apenas se cadastrar na plataforma na internet.

Nesse sistema, os pacientes de cada cirurgião-dentista responderão a um questionário e o resultado da classificação chegará para o profissional. Em caso de classificação verde, o paciente estará livre para atendimento e no caso de vermelho, o sistema apresentará a unidade de saúde mais próxima.

“Um dos locais que mais podem correr risco de contaminação principalmente para o profissional, é o consultório odontológico, pois a pessoa fica de boca aberta, e  pensamos em minimizar esses riscos”, explicou o idealizador do programa, o cirurgião-dentista Plácido Menezes, ao JD1 Notícias.

O aplicativo de triagem tem duas funções, uma quando na própria recepção do consultório, onde o paciente vai responder alguns questionários no app que vai estar em um tablet ou em celular, ou o médico irá mandar o link do questionário para pacientes de risco, incluindo idosos que podem responder sem sair de casa.

“Esse sistema tem um algoritmo que vai calcular a chance do paciente estar com covid-19, ele não é 100%, pois não é um exame de sangue, porém se o paciente tiver alguma suspeita, o app vai acusar, e com isso o paciente ao invés de ser atendido, vai ser orientado, baseado na geo-localização, a procurar a unidade de saúde capacitada mais próxima para dar suporte a essa pessoa”, alega Plácido.

De acordo com o cirurgião dentista, a pessoa que responder o questionário que fornece o resultado em questão de 10 segundo, e estiver com sintomas, terá o impacto do contágio diminuído no escritório. “Com isso esperamos, minimizar os riscos de contaminação, se o paciente responder o questionário e tiver uma suspeita, ele não vai passar para a sala de espera, o que vai passar segurança para a população como meio de prevenção, e dar mais segurança para o próprio profissional”.

O aplicativo será disponibilizado para todo o profissional dentista que estiver cadastrado no CRO para obter um acesso e se inscrever ou inscrever o consultório odontológico no sistema.

O lançamento será por meio de uma Live no instagram do CRO-MS na terça-feira (16), às 18h30. O sistema será apresentado por Placido Menezes, e pelo desenvolvedor grupo Imagetech. “Na live vamos mostrar como funciona, e na quarta-feira os 4 mil dentistas no Mato Grosso do Sul, já podem se cadastrar”.

Quando questionado se o sistema será apenas para a rede privado, Plácido ressalta que o InovatiDoctor será para todo o profissional que tiver cadastro no CRO, mesmo que ele trabalhe para a Prefeitura.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fumacê
Saúde
Fumacê passa pelo Los Anges e Seminário nesta quarta-feira
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Chega a 15 o número de mortes por dengue em MS este ano
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos
Plantão de vacinação
Saúde
Shopping Bosque dos Ipês tem plantão de vacinação neste sábado
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Saúde
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
Saúde
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado