O Brasil tinha em 2015 cerca de 1,2 milhão de indivíduos entre 12 e 65 anos dependente de alguma substância, lícita ou ilícita, que não era álcool ou tabaco.
O 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela ainda que 13 em cada 100 usuários de drogas possuem dependência.
Ao todo, cerca de 8,9 milhões de brasileiros são dependentes de álcool, cigarro ou alguma outra droga.
Quando se fala do uso de medicamentos sem prescrição médica nos 30 dias anteriores à pesquisa, o percentual de brasileiros que consome esse tipo de substância supera o de usuários de cocaína, assim como a dependência.
A maconha é a droga ilícita mais consumida no Brasil, por mais de 11,7 milhões de pessoas ao longo da vida, cerca de 7,7% da população. Apenas nos 12 meses anteriores à pesquisa, 3,8 milhões haviam feito uso. Aproximadamente 450 mil são dependentes da substância.
O álcool é a principal droga lícita usada, 46 milhões relatam ter feito consumo nos 12 meses anteriores à pesquisa, realizada em 2015.
Dessas, 25,3 milhões reportaram o consumo em binge, cinco ou mais doses para homens e quatro ou mais para mulheres em uma única ocasião nos 30 dias anteriores.
A Fiocruz calcula que 2,3 milhões de consumidores de álcool sejam dependentes da substância. O tabaco aparece em seguida, consumido por 26,4 milhões de brasileiros entre 12 e 65 anos. Desse total, cerca de 23,5 milhões relatam uso de cigarro industrializado.
"Estimou-se que cerca de 51 milhões de pessoas de 12 a 65 anos tenham consumido cigarros industrializados na vida (33,5%) e aproximadamente 20,8 milhões tenham consumido nos 30 dias anteriores à pesquisa", destacam os pesquisadores.
No grupo que relatou ter consumido cigarro industrializado, 23,5% (4,9 milhões de pessoas) apresentavam dependência em grau elevado ou muito elevado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Cerca de 8,9 milhões de brasileiros são dependentes de álcool, cigarro ou alguma outra droga (Reprodução/Internet)



