A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informaram na tarde desta sexta-feira (2), que nenhuma pessoa foi vacinada contra a Covid-19 com imunizante vencido. A nota oficial se deve após publicação de uma reportagem da Folha de São Paulo, relatando que milhares de brasileiros receberam doses vencidas da vacina da AstraZeneca.
Segundo a Folha de S.Paulo foram analisados dados do Ministério da Saúde, que mostram que ao menos 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas. Dessas, 211 pessoas do Estado teriam recebido a dose vencida, nove seriam de Campo Grande.
A SES informou que o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. “Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o inicio realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação.
Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema na data da aplicação. Todas as doses foram aplicadas dentro da validade das doses.” Disse em nota.
A Sesau disse que recebeu as doses de vacinas Astrazeneca do lote 4120Z005, com vencimento 14 de abrile do lote CTMAV505, com vencimento no dia 31 de maio, no entanto todos foram utilizados integralmente antes da data de vencimento. “Portanto, nenhum campo-grandense recebeu vacina vencida.”
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Estado e capital garantem que não usaram vacinas vencidas da AstraZeneca (Reprodução)



