Menu
Menu
Busca quarta, 09 de julho de 2025
Saúde

Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho

A previsão é que o chamamento do médicos seja publicado na primeira quinzena de julho

14 junho 2025 - 17h32Da redação, com Ministério da Saúde

O edital para municípios e Distrito Federal aderirem ao programa Agora Tem Especialistas foi publicado pelo Ministério da Saúde com objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames, cirurgias e tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Etapa que precede a abertura das 500 bolsas de educação pelo trabalho para médicos já especialistas, esse edital visa verificar a demanda pelo atendimento nas áreas prioritárias para o SUS. Isso significa que os gestores interessados terão até o dia 30 de junho para indicarem os estabelecimentos de saúde aptos a participar do programa. Será preciso informar as condições necessárias de infraestrutura - como equipamentos, salas de atendimento, insumos, medicamentos -, além da quantidade de vagas disponíveis.

Depois da conclusão desse mapeamento, um novo edital será lançado para selecionar 500 profissionais que já são especialistas. Eles vão atuar, com prática assistencial, nos locais mapeados, ou seja, em hospitais regionais, policlínicas e ambulatórios do SUS. Para serem selecionados, esses médicos precisam ser certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB).

A previsão é que o chamamento do médicos seja publicado na primeira quinzena de julho, com início das atividades para setembro deste ano.

Mentoria com profissionais de excelência

Essa será uma oportunidade para médicos especialistas atuarem no SUS com a mentoria de profissionais de instituições de excelência do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). É o caso do Hospital Sírio-Libanês, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, do AC Camargo Câncer Center, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do Albert Einstein, do HCor, do Hospital Moinhos de Vento e dos hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Essas instituições funcionam como polos formadores, oferecendo suporte técnico, imersões presenciais, mentoria e acompanhamento pedagógico.

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário
Atendimento médico
Saúde
MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica
Hospital Universitário de Campo Grande
Saúde
Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado
Vírus Influenza
Saúde
MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre
Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal
Justiça
Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal
Viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Interior
Ministério Público investiga funcionamento inadequado do SAMU em Sidrolândia
Casos de Dengue aumentam no Brasil
Saúde
MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025
Bandeira do Suriname
Saúde
Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS
Fachada do hospital
Cidade
Hospital El Kadri pagará R$ 147 mil em multa e deverá corrigir falhas estruturais
Vacina contra meningite
Saúde
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

Mais Lidas

Vítima tentou atravessar a pista, mas foi atingida
Polícia
Mulher morre atropelada na Avenida Afonso Pena
O caso aconteceu na manhã de hoje
Polícia
Adolescente invade escola armado com faca e mata criança de 9 anos
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Polícia
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
O caso aconteceu em Campo Grande
Cidade
Lanche com escargot? Campo-grandense recebe lanche com caramujo de restaurante no Caiobá