Observada no Reino Unido, a nova cepa do Coronavírus, está entre 50% e 74% mais transmissível do que a primeira versão da doença identificada, informou um estudo.
A transmissibilidade maior já havia sido informada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo governo britânico nesta semana. No entanto, dessa vez a taxa foi afirmada no estudo realizado por pesquisadores do Centro de Modelagem Matemática de Doenças Infecciosas e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM).
Apesar dos estudos, a pesquisa ainda não foi revisada pela comunidade médica - procedimento necessário para determinar sua validade.
A nova variante, apesar de ainda não ter apresentado resultados de uma maior ou menor gravidade da doença, tem gerado grande preocupação no mundo, em que vários países já proibiram voos com origem do Reino Unido.
A cepa, nomeada como VOC 202012/01, carrega 17 mutações, sendo que oito estão localizadas na proteína spike do vírus - o que faz com que o vírus tenha uma maior facilidade para interagir com as células humanas e, dessa forma, infectá-las.
Os pesquisadores alertam, por fim, que o aumento da transmissibilidade do coronavírus pode levar a um grande aumento na incidência da doença, levando ao aumento de mortes e hospitalizações, em níveis ainda maiores do que os observados neste ano.
O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a autorizar o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech, em 02 de dezembro, e também o primeiro europeu a iniciar a imunização, em 08 de dezembro. Ainda não há estudo que negue ou comprove se a mutação afeta a eficácia da vacina.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM







