Menu
Menu
Busca domingo, 28 de abril de 2024
Saúde

Vídeo: Estudos mostram que apneia do sono aumenta riscos da Covid-19

Alerta é do doutor Plácido Menezes, especialista na questão

09 abril 2021 - 13h48Sarah Chaves    atualizado em 09/04/2021 às 15h29

Que o coronavírus pode ser fatal em pessoas que tem diabetes e hipertensão já nao é novidade, mas um estudo da Universidade de Warwick na Inglaterra apontou outro agravante para pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono e ronco.

Os cientistas da universidade revisaram 18 outros artigos sobre apneia para chegar à conclusão de que há mais impactos caso pacientes sejam contamiandos pela Covid-19, com três vezes mais chances de ir a óbito.

Quem explica como a apneia pode agravar a Covid é o Dr. Plácido Menezes, ortodontista e expert em distúrbios do sono, que ajuda no tratamento de vários pacientes que procuram seu consultório.

Plácido introduz o tema com uma explicação de como ocorre a apneia do sono que são paradas respiratórias maior que 10 segundos, podendo ser uma diminuição ou obstrução na passagam de ar. A diminuição é uma hipoapineia, que é uma apneia menor, e a obstrução total, que é a apineia obstrutiva, com as paradas respiratorias, provocam um reflexo na parte cardíaca e neural.

"Quando a pessoa dorme ela abaixa o metabolismo, porque o corpo vai repousar. O ideal é que se tenha uma quantidade boa de sono profundo e de sono REM, para restaurar o sistema imunológico, ter a produção hormonal e reparar o organismo, enqunto no REM ocorre a reorganização cerebral", segundo o médico com a apneia vai haver um micro despertar neurológico saindo da zona profunda do sono e suspendendo a restauração do organismo. "Assim o cérebro envia um comando e para compensar a falta de oxigênio, o sistema cardíaco aumentas os batimentos, e esse batimento forçado ao longo do tempo, pode levar a pessoa a umpredisposição a irfartos e derrames" alertou. 

Neste momento de apneia há uma queda de oxigenação, no mesmo passo que a Covid-19 também dimunui a oxigenação, pois influencia no consgestionamento pulmonar, fazendo o paciente absorver menos oxigênio, e se o nível de oximetria for menor que 90/80 comumente é motivo que leva a intubação deste paciente.

A desaturação durante a apneia é medida pelo IDO (Índice de Saturação de Oxigênio) onde o especialista calcula a gravidade da apineia. Esses fenômenos também acontecem com pessoas que roncam. Logo, as chances de letalidade aumentam.

De acordo com o Dr. Plácido, quem tem apneia do sono também ronca, sendo até mesmo indicativo de que a pessoa é um respirador bucal. "Quem respira pela boca tem mais predisposição a tudo isso, porque a língua é mal posicionada, e obstrui a passaem de ar, e pode desenvolver apineia com o passar dos anos", ressaltou.

Durante a entrevista mais uma surpresa, há formas de saber se uma mulher tem pre-disposição a ter apineia com simples questões como a regularidade do ciclo menstrual, sintomas da TPM e cólica, além de infertilidade. Segundo Plácido uma de suas pacientes voltou a ter o ciclo regular após iniciar o tratamento para a apneia. 

Tratamentos

Os tratamentos são variados e devem ser feitos e orientados através de um profissional. O mais comum é o CPAP, é o método mais utilizado. Esse aparelho envia fluxo de ar positivo de forma constante às vias aéreas, durante o sono.

Existe também a Modulação Respiratória através de um aparelho intrabucal fazendo com que o paciente respire exclusivamente pelo nariz, melhorando a filtrazem e equalização do ar, e umidificação para que seja absorvido no pulmão. 

O paciente também deverá passar por ozonoterapia e exercícios para reaprender a respirar pelo nariz. Para isso fica o aviso, para pessoas que sofrem com apneia do sono buscarem tratamento o quanto antes e evitar agravamentos tantos cardíaco quantos com infecções por coronavírus

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacina
Saúde
Fim de semana terá plantão de vacinação em shoppings da Capital; veja os locais
Adriane toma medidas para fortalecer saúde
Saúde
Adriane toma medidas para fortalecer saúde
Saúde e Bem-Estar abordará avanço da tecnologia ortodôntica e novos alinhadores
Saúde
Saúde e Bem-Estar abordará avanço da tecnologia ortodôntica e novos alinhadores
Novos aparelhos adquiridos para a Capital
Saúde
Unidades de Saúde da Capital começam a receber novos ares-condicionados
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Dengue: Brasil tem quase 4 milhões de casos registrados
Fumacê
Saúde
Fumacê passa pelo Los Anges e Seminário nesta quarta-feira
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Chega a 15 o número de mortes por dengue em MS este ano
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos

Mais Lidas

Motocicleta foi parar nas margens da rodovia
Polícia
Cabo do Exército é uma das vítimas do grave acidente na BR-262; mulher tem 39 anos
Vereador Claudinho Serra
Justiça
23 dias depois, Claudinho Serra é solto
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
Polícia
AGORA: Motociclista morre ao bater contra poste na Lúdio Martins Coelho
João Victor Cardoso morreu no dia 20 após bater em uma árvore e hoje, dia 27, Carlos Eduardo Freitas faleceu ao colidir contra um poste de luz
Polícia
200 metros e sete dias separou morte de jovens motociclistas na Lúdio Martins Coelho