O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HR-MS) conta com um setor de nutrição exclusivamente dedicado a confeccionar nas dependências do hospital a alimentação de servidores, pacientes e acompanhantes. Por dia são servidas 2.900 pessoas, totalizando um milhão de refeições por ano.
A equipe de Nutrição é dividida na parte técnica – com nove nutricionistas – e na parte operacional – subdividida entre cozinheiros, auxiliares de cozinha, copeiros, auxiliares de nutrição, lactarista e técnico de nutrição – totalizando 80 colaboradores.
O cardápio é elaborado por nutricionistas responsáveis pela produção. A profissional realiza a elaboração de acordo com os tipos de dietas disponíveis para prescrição no HR-MS, tanto em consistência (dieta livre, branda, pastosa) quanto em composição (hipoglicemia, hipossódica, hipolipídica).
O balanço nutricional segue criteriosamente para alimentação de pacientes diabéticos, por exemplo, que necessitam de restrições que auxiliam ainda na evolução positiva do seu estado clínico; o mesmo cuidado é existente para todas as necessidades diferenciadas dos pacientes.
Em dezembro, o HR-MS registrou cerca de mil internações, já em janeiro foram quase 1,5 mil. Além da demanda dos pacientes o setor de Nutrição também atende aos acompanhantes e aos mais de dois mil funcionários.
O abastecimento da cozinha se dá pelo almoxarifado central através de pedidos diários (matéria-prima não perecível) e diretamente pelos fornecedores através de pedidos programados pela nutricionista, sendo o almoxarifado da Nutrição responsável por todo o controle da matéria-prima.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Saúde e Bem-Estar: Fisioterapeuta abordará processos de dor articular

Fratello Transplantes comemora 1 ano do primeiro transplante de fígado realizado em MS

MS reforça empenho para conter avanço do sarampo vindo da Bolívia

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta
