Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 99647-9098
TJMS Topo
Saúde

Jovem alerta sobre uso do narguilé após desenvolver câncer pulmonar

Segundo Nayara, o uso era aos finais de semana e em festinhas com os amigos

15 janeiro 2020 - 09h16Sarah Chaves, com informações do Folha da Cidade

A jovem Nayara Moura, 23 anos, que mora atualmente em Dourados, faz um alerta sobre o uso do narguilé, após desenvolver um câncer pulmonar por causa do tabaco, com sintomas que começaram em julho do último ano. 

Nayara relata que começou com dores no corpo, falta de ar, dores das costas, suor noturno e chegou a perder aproximadamente 12 quilos em menos de um mês. A suspeita é que seu estado de saúde tenha sido prejudicado pelo uso de narguilé, que ela costumava fumar aos finais de semana ou sempre que ia em festas.

Segundo ela, o diagnóstico de câncer no pulmão a abalou muito. “Eu era muito vaidosa, só que o meu medo não era da doença, por incrível que, pareça eu tinha muito medo de perder o meu cabelo”.

Ela conta que usava sempre em seu círculo social. “Eu nunca fui fumante, eu usava muito o narguilé aos finais de semanas, em festinhas. Sempre tinha, eu sempre estava usando. Então comecei a ter muitas tosses quando eu usava o narguilé, mas na minha cabeça, nunca que seria ele [narguilé] que estaria me fazendo mal”.

Nayara então fez um raio-x no pulmão. Assim que o médico viu o resultado, ela foi encaminhada rapidamente para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O tumor já media 12 centímetros e o pulmão estaria coberto por uma espécie de massa. “Recebi essa notícia eu tinha 22 anos, hoje estou com 23. Já tem uns oito meses que eu estou nessa luta constante”, de acordo com a jovem o tratamento com quimioterapia deve prosseguir até março deste ano.

Após a descoberta do câncer, ela agora faz publicações em suas redes sociais alertando outras pessoas sobre o uso do narguilé. “Ah se eu pudesse voltar atrás, ah se eu tivesse ouvido os meus pais quando me diziam o quanto o famoso narguilé me faria mal.. ah se eu pudesse… mas eu não posso. Sabe de uma coisa eu não consigo entender, o porque insistimos em coisas que só nos fazem mal”, relata.

“Hoje eu estou lutando para viver por causa disso. Quando você ouvir que o narguilé lhe faz mal e não der a mínima. Lembre-se de mim que sou a prova viva disso. Tenho câncer no pulmão, com apenas 23 anos, por causa de uma fase da minha vida que eu achava que sabia tudo. Sabe o que é de fato? É que nunca achamos que vai acontecer com a gente, até acontecer”, previne.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
“Não é hora de afrouxar”, diz secretário ao confirmar 60 casos de coronavírus em MS
Saúde
AO VIVO – Estado atualiza casos de coronavírus
Saúde
Academia Nacional de Medicina declara apoio a Mandetta
Saúde
Espanha supera Itália em número de casos e isolamento é prorrogado
Saúde
MPT define medidas sanitárias para o transporte coletivo urbano
Saúde
Produtores rurais doam respiradores para hospitais de MS
Saúde
SES investiga se jovem com problemas respiratórios morreu de coronavírus
Saúde
MS registra mais dois casos de coronavírus
Saúde
Jovem de 21 anos morre em Dourados com suspeitas de coronavírus
Saúde
AO VIVO – Acompanhe a evolução do coronavírus em MS

Mais Lidas

Geral
Ajude a encontrá-la: Letícia Praeiro sumiu há dois dias no Cohab
Justiça
Alexandre Magno comandará MP em MS
Geral
Uems realizará campanha de doações à famílias vulneráveis
Economia
Governo vai usar aplicativo para cadastro do auxílio de R$ 600