O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) requereu ao Governo do Estado a apresentação completa da relação de servidores e funcionários do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A solicitação, feita pela 30ª Promotoria de Justiça, ocorre no contexto de uma Ação Civil Pública que investiga um alto número de óbitos na instituição. Entre fevereiro e outubro de 2019, foram registrados 1.140 óbitos, incluindo uma proporção significativa de pessoas jovens.
O pedido foi deferido pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, responsável pelo caso. Segundo o MPMS, o aumento nos registros de óbitos levanta suspeitas de má gestão administrativa e falta de recursos, como pessoal e materiais essenciais para a prestação de serviços de saúde pública.
Além do Estado, a Fundação Serviços de Saúde de MS (FUNSAU) também é ré na ação. O Estado alegou ter realizado um concurso público para a FUNSAU, oferecendo 119 vagas para nível superior, 140 vagas para nível médio e 20 vagas para nível fundamental.
Agora, o governo tem que fornecer à Justiça informações detalhadas sobre o número atual de servidores ativos e afastados, especificando nomes, matrículas, cargos e jornadas de trabalho, além de identificar possíveis déficits em áreas específicas do HRMS. Não foi dado prazo específico para a entrega das informações.
Procuramos a administração do HRMS, gerida pelo Estado, mas não obtivemos resposta até o momento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Hospital do Amor oferece mamografias gratuitas em shopping da Capital

Dia Mundial da Doação de Leite Humano: HRMS fará roda de conversa para comemorar a data

No 'D' de vacinação, mais de 5,1 mil campo-grandenses foram imunizados contra a Influenza

Governo de MS faz campanha de vacinação em presídios do estado

Drive-Thru e unidades de saúde: veja onde se vacinar contra a gripe na Capital

MP deve tentar acordo com a prefeitura para resolver falta de aparelhos auditivos no SUS

Dia D: Drive-thru da vacinação será no Ayrton Senna e no quartel da 14 de Julho neste sábado

Presidente do IDAMS visita a Santa Casa e discute os desafios do hospital

Posso tomar a vacina gripado? Médico explica
