O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) requereu ao Governo do Estado a apresentação completa da relação de servidores e funcionários do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A solicitação, feita pela 30ª Promotoria de Justiça, ocorre no contexto de uma Ação Civil Pública que investiga um alto número de óbitos na instituição. Entre fevereiro e outubro de 2019, foram registrados 1.140 óbitos, incluindo uma proporção significativa de pessoas jovens.
O pedido foi deferido pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, responsável pelo caso. Segundo o MPMS, o aumento nos registros de óbitos levanta suspeitas de má gestão administrativa e falta de recursos, como pessoal e materiais essenciais para a prestação de serviços de saúde pública.
Além do Estado, a Fundação Serviços de Saúde de MS (FUNSAU) também é ré na ação. O Estado alegou ter realizado um concurso público para a FUNSAU, oferecendo 119 vagas para nível superior, 140 vagas para nível médio e 20 vagas para nível fundamental.
Agora, o governo tem que fornecer à Justiça informações detalhadas sobre o número atual de servidores ativos e afastados, especificando nomes, matrículas, cargos e jornadas de trabalho, além de identificar possíveis déficits em áreas específicas do HRMS. Não foi dado prazo específico para a entrega das informações.
Procuramos a administração do HRMS, gerida pelo Estado, mas não obtivemos resposta até o momento.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta

JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada

Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado

Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS

Casa da Saúde fecha no feriadão e remédios podem ser retirados até quarta

Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado

MS segue com alta incidência de hospitalizações por síndrome respiratória, aponta Fiocruz

Casa da Saúde fecha durante feriado de Santo Antônio
