O Ministério Público Federal (MPF/MS) recomendou formalmente que o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) assegure atendimento de saúde à comunidade indígena de Laranjal, localizada no município de Jardim, no prazo máximo de 60 dias. A medida inclui o envio de Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena e Agente Indígena de Saúde.
A recomendação foi assinada pela procuradora da República Karine Suzan Hoffstaeter Boteon. O documento aponta que a comunidade não conta com estrutura mínima para realização dos atendimentos e, por isso, o MPF orienta que o DSEI/MS instale uma tenda ou outro tipo de estrutura móvel adequada para abrigar os profissionais e pacientes até que um posto de saúde seja construído no local.
Foi concedido o prazo de 15 dias, a partir do recebimento da recomendação, para que o DSEI/MS informe ao MPF se irá acatar a medida e quais providências serão adotadas. Caso não concorde, o órgão deve justificar os motivos.
A procuradora destacou que a recomendação tem caráter extrajudicial e busca evitar a judicialização do caso. No entanto, ela alertou que a manutenção de ações ou omissões ilegais poderá resultar em medidas administrativas e judiciais cabíveis.
Karine Boteon também ressaltou que o Estado brasileiro não pode condicionar a prestação de serviços básicos à regularização fundiária de territórios indígenas. Segundo ela, atrelar o acesso à saúde à demarcação de terras representa omissão do Estado em garantir direitos essenciais.
O DSEI/MS informou ao MPF que, com base no Decreto nº 3.156/1999, sua atuação estaria limitada a terras indígenas homologadas, o que excluiria a Terra Indígena Laranjal. O MPF discorda do entendimento e reforça que a população local deve ter acesso à saúde, independentemente da situação fundiária da área.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

Ministério da Saúde encerra sala que monitorava casos de intoxicação por metanol

Processo seletivo abre vagas para residência em Medicina de Família

Com mais de 300 casos de Aids no ano, MS reforça prevenção e cuidado no 'Dezembro Vermelho'

Vacinação contra bronquiolite para gestantes está disponivel em 5 posto da Capital neste sábado

MS mantém número de mortos por dengue e casos passam de 8,3 mil

Sábado terá plantão de vacinação contra bronquiolite para gestantes em 5 postos da Capital

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Construcap vence PPP de R$ 5,6 bilhões para ampliar e modernizar o Hospital Regional de MS


Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul - (Foto: Redes Sociais)



