Menu
Menu
Busca terça, 19 de março de 2024
TJMS - Mar24
Saúde

MS e Capital sob ataque

Fama de exemplo nacional ameaçada pela desobediência

05 julho 2020 - 09h30Joilson Francelino

O Mato Grosso do Sul viu ameaçado, nos últimos dias, seu status de exemplo nacional para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). Não é diferente na capital, Campo Grande, e, o fator principal está na desobediência às medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde, principalmente quanto ao isolamento social.

O Estado, na semana passada, já superou a marca de 100 mortes pela doença. Campo Grande completaria um mês, sem óbitos por coronavírus, ficando um bom tempo com apenas oito vítimas fatais do Covid-19, número dobrou na última semana com os resultados de exames.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, falou sobre a taxa de letalidade do vírus no MS. “Quem acompanha diariamente as nossas lives, pode perceber um número expressivo de mortes por coronavírus. Nossa taxa de letalidade é a menor do país e essa pouca contribuição que estamos tendo aqui no Mato Grosso do Sul, de parte da população que teima em não nos atender quanto ao isolamento e medidas de combate, está fazendo com que, dia após dia, tenhamos, ao lado do número de óbitos que aumenta, a taxa de letalidade também aumentando. Se a poucos dias era de aproximadamente 0.9% o número de casos confirmados, hoje, já ultrapassamos a marca de 1.1% do grau de letalidade”, informou.

Para o secretário, o comportamento de parte da população vai colaborar para que o Mato Grosso do Sul tenha, proporcionalmente, o maior índice de mortalidade por Covid-19, se comparado a outros estados. “A contribuição da nossa gente está sendo horrorosa e criminosa. Não adianta ficar fazendo apelo, mas como disse um escritor: ‘Estamos pregando num deserto’”, afirmou.

Campo Grande mantém bom número de letalidade se comparada às outras capitais brasileiras, mas o comportamento dos cidadãos é preocupante. O prefeito Marquinhos Trad destaca que a taxa de isolamento da cidade já foi melhor e, hoje, apresenta, em média, de 36% a 40%, o nível satisfatório da OMS é de 70%. “Aí questionamos, porque as pessoas perderam o medo do coronavírus e passaram a sair das suas casas e desobedecerem ao decreto. A justificativa de alguns é de que, as medidas tomadas antecipadamente, nos livraram do vírus e não é verdade. As medidas adotadas ajudaram a não ter um colapso na saúde pública. Nós colhemos resultados e estamos colhendo, como a capital com menor percentual de óbitos do Brasil, com quatro meses de pandemia”, disse o prefeito.

Outro ponto levantado pelo prefeito é de que algumas pessoas acreditam que o pico da doença já passou por Campo Grande. “O vírus é uma novidade até para os cientistas”, disparou. Marquinhos citou análises de especialistas sobre como o vírus pode se comportar neste período de inverno. Temperatura alta durante o dia e queda durante a noite é um prato cheio para a velocidade do avanço da doença, considerou o prefeito. “Se já estamos com esses ingredientes, porque não usá-los a nosso favor? Porque desobedecer aos decretos? É apenas um período, será que não podem ajudar a nossa cidade?”, questionou.

 

Reportar Erro
Camara Mar24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aluno Imunizado
Saúde
Estudantes da rede pública de MS começam a ser vacinados nas escolas
UPA em Campo Grande
Saúde
Plantão UPAs: Confira escala médica deste domingo na Capital
Campanha Março Azul
Saúde
Março Azul: campanha luta contra câncer de intestino
UPA Vila Almeida
Saúde
Plantão UPAs: Confira escala médica deste sábado na Capital
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Em apenas 74 dias, Brasil já registrou mais casos de dengue em 2024 que em 2023
Imunizantes chegam no Estado
Saúde
MS recebe primeira remessa da vacina contra influenza
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Casos prováveis de Chikungunya em MS crescem em 2024
Foto: Defesa TV
Saúde
Yanomamis são os primeiros a receber medicamento para cura da malária
Hemosul
Cidade
Hemosul precisa com urgência de doações de sangue O+ na Capital
Ginecologista tratará sobre endometriose no Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira
Saúde
Ginecologista tratará sobre endometriose no Saúde e Bem-Estar desta sexta-feira

Mais Lidas

'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Polícia
'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Interior
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Jovem morreu enquanto urinava numa árvore próximo a tabacaria
Polícia
JD1TV: Em saída de tabacaria, jovem é morto a tiros por pistoleiro no Leblon
Polícia Militar e agentes da GCM fazem diligências para encontrar suspeito
Polícia
AGORA: Abordagem acaba com foragido atirando contra GCM no Nova Lima