Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

MS e Capital sob ataque

Fama de exemplo nacional ameaçada pela desobediência

05 julho 2020 - 09h30Joilson Francelino

O Mato Grosso do Sul viu ameaçado, nos últimos dias, seu status de exemplo nacional para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). Não é diferente na capital, Campo Grande, e, o fator principal está na desobediência às medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde, principalmente quanto ao isolamento social.

O Estado, na semana passada, já superou a marca de 100 mortes pela doença. Campo Grande completaria um mês, sem óbitos por coronavírus, ficando um bom tempo com apenas oito vítimas fatais do Covid-19, número dobrou na última semana com os resultados de exames.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, falou sobre a taxa de letalidade do vírus no MS. “Quem acompanha diariamente as nossas lives, pode perceber um número expressivo de mortes por coronavírus. Nossa taxa de letalidade é a menor do país e essa pouca contribuição que estamos tendo aqui no Mato Grosso do Sul, de parte da população que teima em não nos atender quanto ao isolamento e medidas de combate, está fazendo com que, dia após dia, tenhamos, ao lado do número de óbitos que aumenta, a taxa de letalidade também aumentando. Se a poucos dias era de aproximadamente 0.9% o número de casos confirmados, hoje, já ultrapassamos a marca de 1.1% do grau de letalidade”, informou.

Para o secretário, o comportamento de parte da população vai colaborar para que o Mato Grosso do Sul tenha, proporcionalmente, o maior índice de mortalidade por Covid-19, se comparado a outros estados. “A contribuição da nossa gente está sendo horrorosa e criminosa. Não adianta ficar fazendo apelo, mas como disse um escritor: ‘Estamos pregando num deserto’”, afirmou.

Campo Grande mantém bom número de letalidade se comparada às outras capitais brasileiras, mas o comportamento dos cidadãos é preocupante. O prefeito Marquinhos Trad destaca que a taxa de isolamento da cidade já foi melhor e, hoje, apresenta, em média, de 36% a 40%, o nível satisfatório da OMS é de 70%. “Aí questionamos, porque as pessoas perderam o medo do coronavírus e passaram a sair das suas casas e desobedecerem ao decreto. A justificativa de alguns é de que, as medidas tomadas antecipadamente, nos livraram do vírus e não é verdade. As medidas adotadas ajudaram a não ter um colapso na saúde pública. Nós colhemos resultados e estamos colhendo, como a capital com menor percentual de óbitos do Brasil, com quatro meses de pandemia”, disse o prefeito.

Outro ponto levantado pelo prefeito é de que algumas pessoas acreditam que o pico da doença já passou por Campo Grande. “O vírus é uma novidade até para os cientistas”, disparou. Marquinhos citou análises de especialistas sobre como o vírus pode se comportar neste período de inverno. Temperatura alta durante o dia e queda durante a noite é um prato cheio para a velocidade do avanço da doença, considerou o prefeito. “Se já estamos com esses ingredientes, porque não usá-los a nosso favor? Porque desobedecer aos decretos? É apenas um período, será que não podem ajudar a nossa cidade?”, questionou.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fumacê
Saúde
Fumacê passa pelo Los Anges e Seminário nesta quarta-feira
Aedes aegypti, mosquito causador da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Chega a 15 o número de mortes por dengue em MS este ano
Teste Covid-19
Saúde
Covid-19: MS confirma 29 novos casos da doença em uma semana
Médicos
Saúde
Confira a escala médica nas UPAs da Capital neste domingo
Cigarro eletrônico
Saúde
Por unanimidade, Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos
Plantão de vacinação
Saúde
Shopping Bosque dos Ipês tem plantão de vacinação neste sábado
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Saúde
Veja a escala médica na UPA mais próxima de você neste sábado
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
Saúde
Anvisa forma maioria e mantém proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Saúde
OMS teme que gripe aviária seja transmitida entre humanos
Doses estão atualizadas para proteger contra a variante XBB
Saúde
Covid-19: novas vacinas chegam na próxima semana

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
Polícia
Piscineiro tem convulsão, cai em piscina e morre afogado
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'
Polícia
Encontrada em posição de cruz, garota de programa teria sido morta por ser 'impura'