Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #1 Abr26
Saúde

MS é um dos estados que pode enfrentar pandemia com menos casos, revela estudo

Apenas outros dois estados receberam a classificação de zona de baixo risco: Distrito Federal e Paraná

16 junho 2020 - 17h54Flávio Veras

Um estudo, realizado por uma consultoria multinacional, classificou o Mato Grosso do Sul com um dos três estados do país considerados zonas de baixo risco para índices descontrolados do novo coronavírus (Covid-19). Também receberam essa classificação os atados do Paraná e Distrito Federal.

A análise foi feita pela Bain & Company e apontou que, um dos pontos que colabora para esse fator, é a baixa densidade habitacional de ambos. "A densidade mais baixa das capitais do Sul e Centro-Oeste e das cidades do interior é um fator que contribui para um perfil de contaminação mais controlado", explicou Ricardo Gold, sócio e líder da empresa.

A pesquisa foi feita no dia 28 de maio, mas o MS vem avançando no número de casos e hoje (16) alcançou o índice de 3.785 casos confirmados e 36 óbitos da Covid-19. Porém, o levantamento lembra que medidas de relaxamento ou reforço do isolamento social adotadas por diferentes estados devem contribuir para a manutenção das atuais taxas de contágio no país nas próximas semanas.

Conforme a consultoria, o estudo classifica o risco de cada estado ante a pandemia como Baixo (verde), Médio (amarelo) ou Alto (vermelho) (confira no mapa abaixo), levando em conta a taxa de contágio (R0) e a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados ao Covid. Essas duas métricas são importantes: hoje, elas são as mais usadas pelos governos estaduais para tomar decisões de flexibilização ou reforço das medidas de isolamento social.

"Os estados tentam balancear medidas de controle da doença com a reabertura econômica, o cenário que se desenha é o de um platô: um número estável de casos e nível de ocupação das UTIs relativamente alto, mas controlado. Alguns estados, que antes estavam na zona verde, relaxaram as medidas e viram seus números piorarem nas últimas duas semanas. Por outro lado, outros estados em situação crítica apertaram as restrições e saíram da zona vermelha também para a amarela. A tendência nas próximas quatro a seis semanas é que estados continuem alternando medidas de reabertura e reforço para se manter nesta zona amarela, com a abertura econômica pautada pela situação da doença controlada", finalizou Gold.


Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morcego com raiva foi encontrado em Campo Grande
Saúde
Capital registra sexto caso de morcego com raiva em 2026
Vítima foi atendida no UPA Universitário
Saúde
'Avanço', diz Ministério Público sobre o fornecimento de comida nas UPAs e CRSs
Reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública
Saúde
Chikungunya avança e faz 7ª vítima em Dourados
Equipes da polícia e perícia no local
Polícia
Subtenente que atirou na companheira segue vivo em estado grave na Santa Casa
Divulgação - PF
Polícia
PF intensifica combate a esquema de medicamentos ilegais usados para emagrecimento em MS
Campanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em territórios indígenas
Saúde
Campanha vai aplicar 89 mil doses de vacinas em territórios indígenas
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como zika e chikungunya
Saúde
Dourados investiga 2ª morte por chikungunya fora das aldeias
Vacinas contra o câncer terão acesso gratuito e prioridade no SUS
Saúde
Vacinas contra o câncer terão acesso gratuito e prioridade no SUS
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande