O prazo para inscrição no programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a formação de médicos e reduzir o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), se encerra no próximo domingo (10). O programa oferece 635 vagas para médicos especialistas, com início das atividades previstas para setembro. Além dessas vagas, há outras 1.143 vagas para cadastro reserva.
Em Mato Grosso do Sul, são disponibilizadas 6 vagas imediatas e 9 para cadastro reserva. Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação de aproximadamente R$ 10 mil para o aprimoramento de suas habilidades em unidades do SUS, com atividades práticas e educacionais.
Os interessados devem estar certificados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou titulados pela Associação Médica Brasileira (AMB) nas áreas em que pretendem se aprimorar e se cadastrar na plataforma UNA-SUS.
Essa é a primeira vez que o Ministério da Saúde lança um edital específico para formação de médicos especialistas, com cursos de aprimoramento ministrados por profissionais de renome em hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e da Rede Ebserh. Os médicos selecionados terão 16 horas semanais de prática assistencial em unidades do SUS e 4 horas semanais de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Com a duração de 12 meses, os cursos cobrem áreas como cirurgia coloproctológica, oncologia clínica e ultrassonografia mamária, entre outros.
A iniciativa é uma oportunidade para fortalecer a formação médica e atender às especialidades prioritárias para a rede pública, como oncologia e ginecologia.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Indenização de R$ 50 mil deve ser paga este mês para vítimas do Zika

Novo cartão do SUS será unificado com dados do CPF

Centro obstétrico do HU fechará temporariamente para obras na Capital

Governo quer ampliar em 40% atendimento nos hospitais universitários

Estudo indica que spray nasal comum pode ajudar a prevenir a Covid-19

Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita

Número de casos de dengue sobe em Mato Grosso do Sul

MS será referência internacional de Saúde Única em congresso na Colômbia

Justiça garante fornecimento gratuito de canabidiol para paciente com fibromialgia em MS
