Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, Mato Grosso do Sul terá 138 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualmente são 515 leitos de UTI, somando as redes pública e particular. Segundo o secretário Geraldo Resende, dos 138 novos leitos de UTI, 81 serão em Campo Grande e os 57 restantes em municípios do interior.
“Hoje, temos 515 leitos de UTI entre os públicos e privados. Vamos acrescentar os novos 138 leitos, o que vai perfazer 653 leitos. Afora isso, há iniciativa de outros municípios para colocar leitos de UTI ou semi-intensivos, cujo custeio deverá ser bancado pelo estado”, explicou.
Ainda de acordo com Resende, Mato Grosso do Sul tem grande taxa de ocupação de leitos de UTI. “Daí a ampliação das estruturas também em outras cidades, como Paranaíba, Ponta Porã e Costa Rica, bem como com a contratação de leitos ofertados pela iniciativa privada”, afirma o secretário estadual de Saúde.
A rede de atendimento também receberá o reforço de 281 leitos clínicos, sendo 239 na capital e 42 em outras regiões do estado e de 48 leitos semi-intensivos no Hspital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande.
O Governo do Estado vai custear 50% dos valores gastos com os novos leitos na capital durante a vigência da epidemia, que tem previsão de durar de quatro a seis meses e todos os recursos para a estrutura do Hospital Regional são do estado.
O auge da epidemia em Mato Grosso do Sul deve acontecer entre o final do mês de abril e a primeira quinzena de maio.
Em Campo Grande, segundo o secretário de Saúde de Campo Grande, José Mauro, no mês de fevereiro foram atendidos cerca de 700 pacientes de trauma na Capital. Em março, o número caiu para média de 100 pessoas.
Sete hospitais firmaram convênio com o poder público para utilização de leitos: Santa Casa, Hospital do Câncer, Hospital Regional, Hospital do Pênfigo, Clínica Campo Grande, El Kadri e Proncor.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


A rede de atendimento também receberá o reforço de 281 leitos clínicos (Reprodução/Internet)



