O vírus da poliomielite paralisava cerca de 350 mil crianças em mais de 125 países todos os anos, há 30 anos. Mas de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (4) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em 2018, foram apenas 30 casos da doença que foram notificados em dois países, Afeganistão e Paquistão. O mundo, segundo a entidade, está à beira de um sucesso sem precedentes na saúde pública: a erradicação global da doença.
“A OMS e seus parceiros da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio se comprometem a apoiar integralmente os governos do Afeganistão e do Paquistão para combater a doença em seus últimos redutos e livrar-se dessa doença debilitante de uma vez por todas”, destacou a organização, por meio de comunicado.
De acordo com a nota, a erradicação da pólio exige altas coberturas vacinais em todo o planeta para que se consiga bloquear a transmissão de um vírus extremamente contagioso. Infelizmente, segundo a OMS, algumas crianças permanecem sem acesso às doses adequadas por motivos diversos, incluindo falta de infraestrutura, localidades remotas, migração, conflitos, insegurança e resistência à vacinação.
A OMS destacou, entretanto, que o processo de erradicação da pólio deve ser um esforço no sentido “tudo ou nada” e que uma possível falha em acabar com esses últimos redutos poderia resultar no ressurgimento da doença, chegando a até 200 mil novos casos em todo o mundo num prazo de dez anos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Internados por Covid ocupam 70% dos leitos na macrorregião de Campo Grande

Colômbia detecta variantes britânica e brasileira do coronavírus

Mundo chega a 3 milhões de mortes por Covid

MS recebe quase 340 mil unidades do ‘kit intubação’ neste sábado

Covid: Por mais vacinas, Reinaldo e governadores assinam carta à ONU

Campo Grande passa dos 91 mil casos de Covid-19

Covid: Cresce o número de hospitalizações em pessoas de 30 a 59 anos

Variante P1 do coronavírus é dominante no Estado, apontam pesquisadores

Dez unidades de saúde tem clínico geral 24h neste sábado
