Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Saúde

Prefeito destaca que 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos em UBS

Marquinhos visitou a Unidade Básica de Saúde Azaléia e a Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino

16 março 2019 - 11h40Da redação com assessoria
Saúde

Prefeito destaca que 80% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos em UBS

Marquinhos visitou a Unidade Básica de Saúde Azaléia e a Unidade de Pronto Atendimento Coronel Antonino

16 março 2019 - 11h40Da redação com assessoria

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Azaléia e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino nesta semana e destacou um problema identificado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Segundo dados da Coordenadoria de Urgência da Sesau, 80% dos pacientes das UPA’s e Centros Regionais de Saúde (CRS’s) poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

Estes pacientes, classificados como azul ou verde (de menor gravidade), são geralmente os que mais esperam nas UPA’s, onde a preferência de atendimento é dada a classificados como vermelho e amarelo (casos de maior gravidade).  Eles poderiam  ter um atendimento mais rápido e com muito mais qualidade se procurassem uma UBS ou UBSF.

Durante a visita, o prefeito encontrou um contraste: a Unidade Básica de Saúde do bairro Azaléia vazia e a UPA Coronel Antonino com muitos pacientes esperando atendimento.

“Esses problemas acontecem porque as pessoas não sabem que podem encontrar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro. As UBS’s atendem a comunidade local. Todas as pessoas que possuem uma pequena gravidade de enfermidade ou enfermidades crônicas devem ser tratadas nas UBS’s.

Na prática, o paciente tem uma febre baixa durante a noite. No outro dia, pela manhã, ele pode procurar uma Unidade Básica de Saúde para investigar o que está gerando esta febre. Mesmo ela (a consulta) não estando agendada. Todas as UBS’s possuem escala para atender pacientes não agendados. Os médicos destas unidades não têm quantidade mínima de pacientes, mas horário de plantão, onde atendem os pacientes que procuram a UBS”, explicou o prefeito Marquinhos Trad.

O coordenador do Grupo de Apoio de Gestão em Saúde, Bruno Rocha, orienta a população a procurar as UBS’s, que são responsáveis pelo tratamento dos problemas crônicos. “A população precisa ir mais à Unidade Básica de Saúde. Ela precisa dizer pra gente o que não está funcionando lá. As UPA’s não resolvem problemas crônicos, mas momentâneo. Quem trata a doença é a UBS. Na UPA, só são tratadas emergências”, detalhou.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro Azaléia, Fátima Durães, ressalta que, geralmente, uma UBS está disponível para 10 mil pessoas e funciona das 7 às 19 horas, onde vários atendimentos são realizados.

“Nós atendemos hipertensos, diabéticos, gestantes e casos agudos, como de dengue, onde recebemos, acolhemos e fazemos classificação de risco. O paciente que chega até nossa recepção é direcionado ao funcionário que está na função de acolhedor ou assistente social, que encaminha para o enfermeiro da classificação de risco. Lá, identificamos o problema e encaminhamos o atendimento, onde conseguimos reduzir os problemas de superlotação nas UPA’s, que devem atender urgência e emergência”, pontuou.

Diferença no Atendimento

Nas UPAs e CRSs, os atendimentos são feitos conforme a classificação de risco. Ao dar entrada na unidade, o paciente é atendido na recepção e, posteriormente, encaminhado para a sala de triagem, onde um profissional de enfermagem fica responsável por fazer essa escuta e classificação. O profissional ouvirá as queixas do paciente para deliberar o atendimento conforme o seu estado de saúde, classificando o como azul e verde (para casos de menor gravidade) e de amarelo ou vermelho (para casos de maior gravidade).

Em casos em que o paciente é classificado como amarelo ou vermelho, o atendimento é imediato. Nos casos de menor gravidade, o tempo protocolar de espera do Ministério da Saúde é de até 4 horas.
Por conta disso, muitos pacientes que são classificados como de menor gravidade se queixam da demora do atendimento, uma vez que a demanda é cada vez mais crescente e a quantidade de profissionais é limitada. Esse procedimento, do Ministério da Saúde, se faz necessário para garantir que aquele paciente que realmente precisa do atendimento imediato tenha a assistência.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dr. Gustavo Rapassi
Saúde
Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tratamentos e indicações para transplante de fígado
Foto: Reprodução Denúncia
Cidade
Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
Saúde
Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso
Cannabis poderá ser usada na produção de remédios
Saúde
Anvisa discute nesta quarta regras para a produção de cannabis no país
Com fluxo definido e equipes capacitadas, SES inicia aplicação do Nirsevimabe e amplia proteção de bebês em todo o território sul-mato-grossense
Saúde
Com mais de 400 doses, SES inicia estratégia de imunização contra o VSR em fevereiro
Sal foi reprovado em teste de iodo; pó contém materiais plásticos
Saúde
Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração
Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional
Saúde
Tomógrafo de última geração reforça parque tecnológico do Hospital Regional
Foto: Ilustrativa -
Justiça
Juiz aponta 'desorganização' e manda sequestrar R$ 301 mil da prefeitura para cirurgia
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Justiça manda prefeitura de Campo Grande nomear médica aprovada em concurso de 2019
Divulgação/ HU-UFGD/Ebserh
Saúde
Hospital Universitário abre residência em Saúde Indígena e Neonatologia em Dourados

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste